Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Arte e Cultura é realizado em Coxim e Naviraí

Extensão

Festival de Arte e Cultura é realizado em Coxim e Naviraí

Evento visa estimular atividades e manifestações artísticas e culturais. Entrada é gratuita e aberta ao público.
por Laura Silveira publicado: 27/09/2019 12h30 última modificação: 30/09/2019 17h00

08-15.2019-arte-e-cultura.png

Na semana que vem, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza a edição 2019 do Festival de Arte e Cultura em Coxim e Naviraí. O evento, que visa estimular atividades e manifestações artísticas e culturais, será promovido também em outros sete municípios até novembro.

A abertura da programação em Coxim ocorrerá na noite de segunda-feira, 30, com apresentações musicais de artistas da cidade. Será no próprio campus do IFMS (Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza).

Na terça-feira, 1º, estão previstas oficinas de arte em papelão e pintura em cerâmica. No dia seguinte, haverá a Gincana dos Sentidos, na qual os participantes irão visitar alguns ambientes e passar por experiências sensoriais.

Na quinta-feira, 3, será realizada oficina de Fitdance e Gincana Literária com temática regional, além de apresentações musicais improvisadas e exposição da arte realista de Gildo Rodrigues. À noite, a programação ocorrerá no Salão Paroquial São José, com diversas apresentações culturais.

“As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Convidamos todos a vir apreciar o trabalho de artistas locais e também conferir o talento artístico dos nossos estudantes”, ressaltou o coordenador do evento em Coxim,  Tony Santos.

O evento será encerrado na sexta-feira, 4, com o Concurso de Dublagem e com a Festa das Cores (Happy Holi), a partir das 16h30, em comemoração à chegada da primavera.

“As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Convidamos todos a vir apreciar o trabalho de artistas locais e também conferir o talento artístico dos nossos estudantes”, ressaltou o coordenador do evento, Tony Santos.

Na página do evento está disponível a programação completa e o acesso ao sistema de inscrições. 

Naviraí - O Festival será promovido entre quarta-feira e sábado, 2 e 5.

“Neste ano iremos valorizar as atividades que envolvam diretamente os alunos, especialmente os de nosso campus que façam parte dos projetos de teatro e bandas musicais. Também teremos um momento de palco aberto para valorizarmos e reconhecermos talentos ainda não revelados”, ressaltou o coordenador do evento, Willian Cruz.

Os minicursos e oficinas são de temáticas diversificadas, como oficina de pintura com tinta em spray em telas, artesanato com materiais recicláveis, desenho e trabalhos manuais para a superação de medos, dicas sobre beleza e a arte em turbante, escrita japonesa, expressão corporal por meio de danças circulares, leitura de partitura, entre outras.

No sábado, a partir das 15 horas, a programação do evento será encerrada com a apresentação do espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim”, do grupo Circo do Mato de Campo Grande, com o show com a banda "Federal First" e com o Festival das Cores.

“Iremos valorizar as atividades que envolvam diretamente os estudantes. Também teremos um momento de palco aberto para valorizarmos  talentos ainda não revelados”, ressaltou o coordenador do evento em Naviraí, Willian Cruz.

As atividades serão oferecidas no campus do IFMS (Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista), na Praça Euclides Antônio Fabris e no Café Brechó, conforme a programação disponibilizada na página do evento, na qual também é possível fazer a inscrição online.

Outros municípios - Em Aquidauana, o Festival ocorrerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Serão disputadas as categorias curta-metragem, música, fotografia e crônica.

As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira, 30, até 15 de outubro, na página do evento, na qual constam as regras de participação.

Em Dourados, o evento terá competições em diversas modalidades. Neste ano, o tema central no município é “Arte: a tecnologia de todos os tempos”.

As regras para cada categoria estão dispostas no edital publicado na página do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de outubro, por meio do formulário de inscrição online disponível na página do evento. A documentação solicitada deve ser enviada para o e-mail arteecultura.dr@ifms.edu.br.

As modalidades Desenho e Fotografia requerem inscrições presenciais na Central de Relacionamento (Cerel) do Campus Dourados, também até dia 1º. O atendimento é feito das 7h às 21h, na Rua Filinto Müller, 1790, Jardim Canaã I.

O Festival ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Vargas. A entrada será gratuita, sendo facultativa a entrega de 1 kg de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade. 

Em Ponta Porã a programação do evento terá início no dia 30 de outubro e seguirá até 1º de novembro, e inclui mostra de dança e cinema, apresentação de cordel e trova, e oficina de teatro.

Também estão previstos workshop sobre "Jopara Porã" - junção dos três idiomas falados na fronteira: português, espanhol e guarani - e concurso de poesia. Mais informações e inscrições na página do Festival.

Festival de Arte e Cultura - Busca estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, e despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

O apoio institucional para realização do evento neste ano ultrapassa R$ 55 mil, montante concedido via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

A programação é variada e abrange atividades relacionadas à música, literatura, teatro, fotografia e cinema, como oficinas, minicursos, apresentações, saraus, exposições, visitas técnicas e concursos culturais, entre outras. 

As atividades em Campo Grande, Corumbá, Jardim e Naviraí serão divulgadas em breve na página do Festival.