Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS abre 200 vagas para cursos técnicos de nível médio em quatro municípios

Subsequente e Proeja

IFMS abre 200 vagas para cursos técnicos de nível médio em quatro municípios

São quatro opções de cursos técnicos subsequentes e uma de técnico integrado para jovens e adultos. Vagas são para Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
por Laura Silveira publicado: 21/11/2017 09h33 última modificação: 30/11/2017 16h27
IFMS

Nessa segunda-feira, 20, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 200 vagas em cursos técnicos de nível médio subsequentes e integrado, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O edital nº 077/2017, com todas as regras da seleção, está disponível na Central de Seleção.

As opções são os cursos técnicos subsequentes em Agricultura e Informática para Internet, no Campus Ponta Porã; Manutenção e Suporte em Informática em Três Lagoas; e Zootecnia, em Nova Andradina. Para concorrer às vagas, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente.

Em Aquidauana, a oferta é para o curso técnico integrado em Edificações, na modalidade Proeja. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, prevista para janeiro.

As vagas em cada curso e município estão dispostas na tabela abaixo.

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser manifestada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas entre os dias 1º de dezembro e 10 de janeiro de 2018, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição nos campi do IFMS. Os locais e horários de atendimento estão indicados no edital.

A seleção e a classificação dos candidatos serão feitas por sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro, na reitoria. A classificação final e a primeira chamada serão divulgadas no dia 19.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

O cronograma completo do processo seletivo está disponível no anexo I do edital.

Cursos – Todos são gratuitos. Nos subsequentes, é ofertada a formação técnica na área escolhida por um período mínimo de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.

Vagas

Município Curso Técnico Turno Vagas
Aquidauana Integrado em Edificações (Proeja) Noturno 40
Nova Andradina Subsequente em Zootecnia Matutino 40

Ponta Porã
Subsequente em Agricultura Noturno 40
Subsequente em Informática para Internet Noturno 40
Três Lagoas Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40