Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS abre 200 vagas para cursos técnicos de nível médio em quatro municípios

Subsequente e Proeja

IFMS abre 200 vagas para cursos técnicos de nível médio em quatro municípios

São quatro opções de cursos técnicos subsequentes e uma de técnico integrado para jovens e adultos. Vagas são para Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
por Laura Silveira publicado: 21/11/2017 09h33 última modificação: 30/11/2017 16h27
IFMS

Nessa segunda-feira, 20, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 200 vagas em cursos técnicos de nível médio subsequentes e integrado, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O edital nº 077/2017, com todas as regras da seleção, está disponível na Central de Seleção.

As opções são os cursos técnicos subsequentes em Agricultura e Informática para Internet, no Campus Ponta Porã; Manutenção e Suporte em Informática em Três Lagoas; e Zootecnia, em Nova Andradina. Para concorrer às vagas, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente.

Em Aquidauana, a oferta é para o curso técnico integrado em Edificações, na modalidade Proeja. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, prevista para janeiro.

As vagas em cada curso e município estão dispostas na tabela abaixo.

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser manifestada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas entre os dias 1º de dezembro e 10 de janeiro de 2018, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição nos campi do IFMS. Os locais e horários de atendimento estão indicados no edital.

A seleção e a classificação dos candidatos serão feitas por sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro, na reitoria. A classificação final e a primeira chamada serão divulgadas no dia 19.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

O cronograma completo do processo seletivo está disponível no anexo I do edital.

Cursos – Todos são gratuitos. Nos subsequentes, é ofertada a formação técnica na área escolhida por um período mínimo de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.

Município Curso Técnico Turno Vagas
Aquidauana Integrado em Edificações (Proeja) Noturno 40