Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS amplia número de bolsas de pesquisa para ciclo 2019-2020

IFMS amplia número de bolsas de pesquisa para ciclo 2019-2020

Com a retificação do edital, estudantes contemplados com bolsas institucionais chegam a 112. Em relação àquelas que dependem de recursos do CNPq, o IFMS aguarda manifestação oficial do órgão.
por Juliana Aragão publicado: 21/08/2019 08h21 última modificação: 21/08/2019 08h22

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ampliou o número de estudantes que serão beneficiados com bolsas de iniciação científica no ciclo 2019-2020, período compreendido entre agosto deste ano e julho do ano que vem. Ao todo, serão contemplados 112 bolsistas, e não mais 94 como havia sido divulgado.

O resultado final do processo seletivo retificado foi publicado na segunda-feira, 19, na Central de Seleção do IFMS.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, explica que, neste ano, o planejamento orçamentário foi diferente, já que o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec) foram realizados, excepcionalmente, no primeiro semestre, em razão da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"Essas 18 bolsas a mais serão custeadas com recursos próprios do IFMS, o que representa um incremento de R$ 32,4 mil no orçamento previsto para a iniciação científica durante os 12 meses do ciclo", contabiliza o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

"Como esses eventos, normalmente, são no segundo semestre, o valor da ajuda de custo para participação do estudante é reservado com base na série histórica. Com a realização do Semict e da Fetec no primeiro semestre este ano, antes da indicação de bolsistas, nós tivemos tempo hábil para realocar a ajuda de custo não utilizada para o atendimento de mais estudantes neste novo ciclo da iniciação científica", esclareceu Naka.

Com a ampliação do número de bolsas, o IFMS prevê investir o montante de R$ 380,4 mil no ciclo 2019-2020 da iniciação científica. Desse total, R$ 213,6 mil são do próprio orçamento da instituição. Os outros R$ 166,8 mil são provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Essas 18 bolsas a mais serão custeadas com recursos próprios do IFMS, o que representa um incremento de R$ 32,4 mil no orçamento previsto para a iniciação científica durante os 12 meses do ciclo", contabiliza o pró-reitor.

CNPq - A possível suspensão no pagamento de bolsas do CNPq a partir de setembro - anunciada pelo Conselho em virtude do corte orçamentário feito pelo Governo Federal - deixa em alerta os 124 estudantes de graduação do IFMS indicados para desenvolver projetos de pesquisa no ciclo 2019-2020 da iniciação científica.

O pró-reitor explica que, até o momento, o IFMS não foi comunicado sobre a situação do pagamento das bolsas. De acordo com Naka, todos os estudantes foram indicados ao CNPq antes do anúncio da suspensão de novas indicações feito pelo Conselho na última semana.

"Os estudantes contemplados no edital foram indicados dentro do prazo estabelecido pelo Conselho e, com exceção de um, todos deram o aceite. A expectativa, agora, é saber se o valor da bolsa referente ao primeiro mês do ciclo será depositado nas contas dos bolsistas no quinto dia útil de setembro", explica Naka.

Bolsas -  No IFMS, os estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação podem fazer iniciação científica, como bolsistas ou voluntários, por meio dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas instaladas na área de abrangência dos campi do IFMS.

Os valores das bolsas são de R$ 100,00 mensais para estudantes do nível médio, e de R$ 400,00 para os da graduação.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa.

Bolsas de Iniciação Científica - Ciclo 2019-2020

Programa Bolsas IFMS Recursos IFMS* Bolsas CNPq Recursos CNPq* Total
Pibic-EM 55 R$ 66.000 105 R$ 126.000 R$ 192.000
Pibic 30 R$ 36.000 12 R$ 14.400 R$ 50.400
Pibic-AF 05 R$ 6.000 02 R$ 2.400 R$ 8.400
Pibiti 22 R$ 105.600 05 R$ 24.000 R$ 129.600
Total de investimentos previstos nos 12 meses R$ 380.400

* Montante previsto para o período compreendido entre agosto de 2019 e julho de 2020.