Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS convoca candidatos para prova de desempenho didático

Concurso Docente

IFMS convoca candidatos para prova de desempenho didático

Também foram divulgadas as notas finais da prova objetiva e a relação dos candidatos autodeclarados negros convocados para heteroidentificação.
por Cleyton Lutz publicado: 30/04/2019 09h09 última modificação: 30/04/2019 09h14

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 29, a relação dos candidatos convocados para a prova de desempenho didático do concurso público para professor do ensino básico, técnico e tecnológico da instituição. O edital de convocação está disponível na Central de Seleção.

Também estão disponíveis as notas finais da prova objetiva e a convocação dos candidatos autodeclarados negros para a heteroidentificação.

A prova de desempenho didático será realizada nos dias 25, 26 e 27 de maio, sempre a partir das 8 horas (horário oficial de Mato Grosso do Sul). Nos dois primeiros dias, os candidatos deverão se dirigir aos blocos A e B do Campus Campo Grande do IFMS (Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio). No terceiro dia,  a prova será aplicada na reitoria da instituição (Rua Ceará, 972, Bairro Santa Fé).

Os pontos serão sorteados nos dias 24, 25 e 26 de maio, a partir das 8 horas, na reitoria do IFMS. O tema será único para todos os candidatos da mesma área/subárea que realizarão a prova no mesmo dia.

Os candidatos serão chamados por ordem alfabética para realizarem a prova de desempenho didático, que consistirá na apresentação de uma aula sobre o tema sorteado, com duração de 15 a 20 minutos, onde serão avaliados o plano de aula e a didática. Essa etapa do certame tem caráter classificatório e eliminatório.

A prova de títulos/análise curricular, que é classificatória, será realizada no mesmo dia da prova de desempenho didático. Assim que chegar ao local, o candidato deverá entregar á banca examinadora o Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq, além de cópias conferidas com os originais dos comprovantes de titulação, exercício das atividades docentes e das atividades profissionais. A tabela para pontuação consta no edital de abertura.

A prova objetiva foi realizada no dia 31 de março, na capital, e registrou 1.980 candidatos presentes.

Heteroidentificação - A aferição de veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros será realizada no dia 27 de maio, a partir das 8 horas, na reitoria do IFMS, em Campo Grande.

O procedimento, que segue as regras da Portaria nº 4/2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), será realizado por uma Comissão de Heteroidentificação formada por cinco titulares e cinco suplentes e designada especificamente para este concurso. Os currículos dos membros - com informações sobre gênero, raça, profissão, naturalidade e experiência na área - serão publicados na Central de Seleção.

Os candidatos autodeclarados negros aprovados na prova objetiva serão entrevistados por ordem alfabética. Aquele que não comparecer ao procedimento de heteroidentificação será eliminado do certame.

Resultado - A classificação final dos candidatos aprovados no concurso público será feita por meio de média ponderada, atribuindo peso 4 para as provas objetiva e de desempenho didático, e peso 2 à prova de títulos/análise curricular.

O resultado final do certame está previsto para ser divulgado até 19 de junho, sendo que a data poderá ser alterada a critério da comissão organizadora.

Cargos - O IFMS oferece 18 vagas para docentes nas áreas de Administração, Arquitetura, Biologia, Educação Física, Informática/Redes, Português/Inglês e Química.

Com carga horária semanal de de 40 horas, a remuneração varia de R$ 4.463,93 a R$ 9.600,92, dependendo da titulação do candidato, sendo acrescido o valor do auxílio alimentação, que é de R$ 458,00.

O regime de trabalho é de dedicação exclusiva, que impede o exercício em outra atividade pública ou privada.

Os aprovados poderão exercer as atividades em um dos dez campi do IFMS (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas). A escolha da unidade de lotação pelo candidato dependerá da classificação no certame e da opção que fizer quando for convocado para assumir o cargo.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .