Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS define objetivos estratégicos para os próximos cinco anos

PDI 2019-2023

IFMS define objetivos estratégicos para os próximos cinco anos

Durante o evento "Futuro em Construção", servidores, estudantes e gestores construíram o Mapa Estratégico da instituição, em mais uma etapa na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.
por Laura Silveira publicado: 05/06/2018 14h55 última modificação: 06/06/2018 17h15
  • Futuro em Construção 20
  • Futuro em Construção 1
  • Futuro em Construção 4
  • Futuro em Construção 7
  • Futuro em Construção 8
  • Futuro em Construção 11
  • Futuro em Construção 12
  • Futuro em Construção 19

Evento foi realizado entre os dias 28 e 30 de maio, em Campo Grande - Fotos: Caroline Reis/Ascom

Os objetivos estratégicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para os próximos cinco anos foram definidos coletivamente por servidores, estudantes e gestores da instituição durante o evento "Futuro em Construção", realizado em Campo Grande. Foi mais uma etapa na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2019-2023.

Entre 28 e 30 de maio, delegados eleitos por estudantes, docentes e técnicos-administrativos dos dez campi e da reitoria, e delegados natos – gestores do IFMS – participaram do evento, composto pelo Workshop de Planejamento Estratégico e o Congresso do PDI.

Na ocasião, foi elaborado e validado de forma coletiva o Mapa Estratégico do IFMS.

A coordenadora da subcomissão responsável pela organização do workshop, Régia Avancini, destaca que o evento foi inédito e precursor de um trabalho cada vez mais colaborativo, participativo e transparente.

"O Mapa Estratégico é um documento que estabelece temas estratégicos a partir dos quais poderão ser extraídos os objetivos que vão nortear os processos e ações do IFMS pelos próximos cinco anos", explicou a coordenadora do workshop, Régia Avancini.

"O IFMS está em processo de amadurecimento, e o mapa estratégico ratifica essa evolução. O documento estabelece temas estratégicos a partir dos quais poderão ser extraídos os objetivos estratégicos que vão nortear todos os processos e ações da instituição pelos próximos cinco anos", explicou.

Para Régia, o mapa estratégico é uma ferramenta visual de fácil compreensão.

"Trata-se de um instrumento rico em termos de complexidade e compilação das subjetividades de um trabalho coletivo, mas uma ferramenta de comunicação muito simples, pois demonstra para qualquer pessoa o que é o IFMS e quais são os caminhos que a instituição trilha e quer trilhar para atingir a sua Visão, ou seja, onde quer chegar no futuro".

Futuro em Construção - O evento foi aberto na tarde de segunda-feira, 28, com a palestra sobre o planejamento estratégico no contexto da gestão pública contemporânea ministrada pelo reitor e pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão e Carlos César Ferreira.

“Foi importante porque eles puderam compartilhar a experiência de construção do PDI no Maranhão. Outra participação fundamental no congresso foi a do observador externo, representante da Secretaria de Estado de Educação, Davi dos Santos”, ressaltou o coordenador da Subcomissão de Organização do Congresso do PDI, Airton Vinholi.

Em seguida, o coordenador da subcomissão de Revisão da Missão, Visão e Valores, Marco Naka, apresentou o resultado da consulta à comunidade interna. Servidores e estudantes puderam avaliar entre 17 e 24 de maio as 11 novas propostas de redação sugeridas, além da versão vigente, que acabou sendo a escolhida.

“Todo o processo de elaboração do PDI está pautado na participação social. Na consulta pública sobre a Missão, Visão e Valores do IFMS, a comunidade pôde dar sugestões e depois classificar as propostas. O resultado acabou validando a versão atual dos textos", explicou Naka.

“O processo de elaboração do PDI está pautado na participação social. A comunidade pôde dar sugestões e depois classificar as propostas de Missão, Visão e Valores. O resultado validou a versão atual os textos”, apontou Marco Naka, coordenador da subcomissão da revisão.

Na sequência, os delegados conheceram os cenários atual e prospectivo do IFMS e os resultados da Matriz Swot, ferramenta aplicada nos campi e reitoria para detecção das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da instituição. A apresentação foi feita pela coordenadora da Subcomissão de Levantamento do Diagnóstico do Ambiente Interno e Externo, Elaine Cassiano.

Mapa Estratégico - Na terça-feira, 29, os delegados e membros da Subcomissão de Elaboração de Cenários Prospectivos e Mapa Estratégico foram divididos em oito grupos.

Cada um ficou responsável por elaborar uma proposta de mapa estratégico. As oito sugestões foram, então, apresentadas e os participantes escolheram quatro modelos. Ao final, os delegados consolidaram duas propostas, e na manhã seguinte uma delas foi validada no Congresso do PDI.

Na ocasião, os delegados votaram e escolheram a Proposta A como o novo Mapa Estratégico do IFMS, com 41 votos. A Proposta B recebeu nove votos. Quatro delegados estavam ausentes no momento da votação.

Após a definição, os participantes tiveram a oportunidade de sugerir adequações textuais ao documento.

"O trabalho resultou em um mapa estratégico que destaca a inclusão social, a acessibilidade e o respeito à diversidade, esse foi o grande diferencial, se compararmos com o mapa estratégico anterior. Além disso, foi confirmada a Missão do IFMS no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico, sendo que tivemos alguns avanços nesses aspectos", ressaltou Régia.

Para Airton Vinholi, o evento oportunizou a união entre servidores, estudantes e gestores.

“Foi positivo porque tivemos participação assídua de técnicos, docentes, estudantes e da equipe de gestão. Os delegados puderam opinar, inclusive, na escolha metodológica do processo de escolha do mapa, de modo participativo e transparente. O produto final, o mapa estratégico, foi construído coletivamente de maneira democrática e produtiva”.

Uma pequisa de opinião sobre o evento foi aplicada com 43 dos 54 participantes. As metodologias adotadas no workshop e no congresso tiveram avaliações 'muito bom' ou 'bom'. O "Futuro em Construção" como um todo foi classificado como 'muito bom' pela maioria. Questionados se voltariam a participar de um evento com a mesma temática, 41 afirmaram que 'sim'.

“Foi positivo porque o produto final, o mapa estratégico, foi construído coletivamente de maneira democrática e produtiva”, apontou o coordenador da subcomissão que organizou o Congresso do PDI, Airton Vinholi.

A ata do Congresso está disponível na página do Futuro em Construção. 

PDI 2019-2023 - A próxima etapa no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional é a realização de audiências públicas nos dez municípios onde há campus do IFMS, com o objetivo de coletar dados e sugestões da comunidade para subsidiar a construção do PDI.

A série de dez audiências terá início no dia 11 de junho, em Três Lagoas, e termina no dia 4 de julho, em Corumbá. O cronograma completo está na página das Audiências Públicas.

Entre 2 e 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para a participação social. A comunidade poderá enviar sugestões por meio digital (vídeo ou mensagem), na ação "O IFMS que você quer".

A minuta do PDI será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro. Em novembro, o documento segue para apreciação do Conselho Superior (Cosup).

Mais informações sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023 estão no espaço i-Cidadania.

Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O processo de elaboração do novo Plano é conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

Mapa Estratégico do IFMS para 2019-2023

Perspectiva Objetivos Estratégicos
Resultados Sociedade/Estudante
  • Inclusão Social, acessibilidade e respeito à diversidade
  • Desenvolvimento socioeconômico sustentável
  • Desenvolvimento científico e tecnológico local, regional e nacional
  • Produção e difusão da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade
Processos Internos
  • Fortalecer processos de fomento à internacionalização
  • Promover a interação com a sociedade para produção e transferências de inovações tecnológicas e tecnologias sociais
  • Estimular a pesquisa aplicada, a inovação, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico
  • Fortalecer parcerias com instituições e movimentos sociais
  • Sistematizar e efetivas o acompanhamento de egressos
  • Ampliar o uso de tecnologias educacionais e a oferta da educação a distância
  • Fortalecer a transparência, participação e controle social e a prestação de serviços digitais
  • Fortalecer a imagem institucional junto aos públicos estratégicos
  • Consolidar a integração entre ensino, pesquisa e extensão
  • Promover atividades culturais e esportivas para o desenvolvimento humano
  • Promover a divulgação científica, tecnológica, cultural e extensionista
  • Garantir e ampliar as políticas internas de assistência estudantil
  • Promover o acesso inclusivo à permanência, ao êxito e a verticalização da educação profissional, científica e tecnológica
  • Ofertar cursos e ações que atendam às demandas produtivas sociais e culturais locais
Pessoas, Infraestrutura e Gestão
  • Capacitar e qualificar pessoas com focos nos objetivos institucionais
  • Desenvolver a cultura do planejamento estratégico e organizacional participativo
  • Propiciar a infraestrutura física e tecnológica adequadas para desempenho de atividades acadêmicas, administrativas e culturais
  • Aprimorar as ferramentas de gestão
  • Aprimorar os mecanismos de comunicação interna
Orçamento
  • Fomentar a captação de recursos orçamentários e extra orçamentários
  • Aumentar a efetividade da aplicação de recursos de forma sustentável