Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS forma técnicos para indústria que mais emprega no Norte do Estado

EXAME DE SELEÇÃO 2018

IFMS forma técnicos para indústria que mais emprega no Norte do Estado

Para 2018, são oferecidas 80 vagas para o curso técnico integrado em Alimentos no município de Coxim. Inscrições em processo seletivo podem ser feitas até 3 de novembro.
por Juliana Aragão publicado: 05/10/2017 14h49 última modificação: 24/10/2017 13h55
IFMS

O curso técnico integrado em Alimentos é oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Coxim, município da Região Norte do Estado, onde a indústria do segmento alimentício é a que mais gera empregos, segundo dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).

Segundo o Panorama MS Industrial, das 301 empresas instaladas no Norte de Estado, 54 são da indústria de Alimentos e Bebidas. Somadas, essas empresas empregam 2.680 trabalhadores, o que corresponde a mais de metade da mão de obra do setor industrial na região.

Indicadores da Indústria Alimentícia - Região Norte*
57,3%
empresas instaladas
da mão de obra do setor industrial
R$ 56,2 mi
massa salarial

Fonte:  * Panorama MS Industrial 2016 (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - Fiems)

A coordenadora dos cursos do Eixo Tecnológico em Produção Alimentícia do Campus Coxim, Roselene Oliveira, explica qual a atuação do técnico na indústria de alimentos.

Em termos de empregabilidade, a coordenadora destaca algumas opções na Região Norte. “O técnico pode atuar em laboratórios de indústrias de processamento de carne, laticínios, usinas de açúcar e álcool e ainda em uma cervejaria instalada em Rondonópolis”.

Achou a área interessante e que saber como são as aulas práticas no curso técnico integrado em Alimentos? O Evandro Oliveira, aluno do IFMS em Coxim, explica direitinho.

No IFMS, o estudante do curso técnico integrado tem ainda a oportunidade de fazer pesquisa aplicada. Na área de alimentos, há estudos sobre produção de carnes de javali e búfalo, iogurte saborizado com frutos do cerrado e até sobre a inserção de insetos na alimentação humana como fonte nutricional, ente outros.

Exame de Seleção 2018 – O ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS é feito por meio uma prova com questões de português, matemática e conhecimentos gerais. Para concorrer, basta ter o ensino fundamental completo.

Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas da formação técnica ao mesmo tempo.

Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas em nove opções de cursos oferecidos em dez municípios. Em Coxim, são 80 vagas para o técnico integrado em Alimentos.

O interessado deve fazer a inscrição até 3 de novembro. Na página do Exame, tem o passo-a-passo de como se inscrever, o acesso ao sistema de inscrições e todas as informações sobre o processo seletivo.

Produção Alimentícia – O Campus Coxim abriu a primeira turma do curso técnico integrado em Alimentos no ano de 2011. A fim de oportunizar a verticalização do ensino nessa área, em 2015 a unidade passou a oferecer também o curso superior de Tecnologia em Produção Alimentícia.

Atualmente, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), são 196 estudantes matriculados no eixo, sendo 118 no curso de nível médio e 78 na graduação.