Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS inicia ano letivo em dez municípios

Cursos Presenciais

IFMS inicia ano letivo em dez municípios

Ao todo, mais de cinco mil estudantes iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 5. No Campus Corumbá, data marca o início das atividades de ensino na sede definitiva.
por Juliana Aragão publicado: 05/02/2018 12h49 última modificação: 09/02/2018 07h45
IFMS
Exibir carrossel de imagens Campus Campo Grande Estudantes de Campo Grande se reencontram no pátio do campus

Estudantes de Campo Grande se reencontram no pátio do campus

Mais de cinco mil estudantes dos cursos técnicos presenciais de nível médio e da graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira, 5, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Em Corumbá, o primeiro dia de aula marca o início das atividades de ensino na sede definitiva, construída na Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha. Desde 2011, a instituição funcionava em espaço provisório no município.

As primeiras horas do dia foram de euforia para os estudantes."Era o momento mais esperado por todos. Além da beleza do prédio, os laboratórios de metalurgia chamam a atenção pelo maquinário, pelos fornos que poderemos usar nas aulas práticas. O aprendizado só vai melhorar", destacou Diego Santos, aluno do curso técnico em Metalurgia.

"O espaço aqui é muito mais amplo, com uma infraestrutura muito melhor. Nos laboratórios de informática, temos computadores para todos os alunos. Sem dúvida, nosso rendimento vai melhorar", pontuou Gabrielli Leite, aluna do curso técnico em Informática.

Para Gabrielli Leite, aluna do curso técnico em Informática, estar na sede definitiva é sinônimo de motivação. "É uma realidade completamente diferente da que vivíamos no campus provisório. O espaço aqui é muito mais amplo, com uma infraestrutura muito melhor. Nos laboratórios de informática, temos computadores para todos os alunos. Sem dúvida, nosso rendimento vai melhorar".

Campus - Com 6,6 mil m² de área construída, o campus definitivo tem quatro blocos. São 13 salas de aula, o mesmo número de laboratórios, biblioteca, setores administrativos, quadra poliesportiva e estacionamento.

A ampliação da infraestrutura física permitirá que o IFMS aumente o número de vagas em Corumbá. O Plano de Desenvolvimento do Campus (PDC) prevê que até 2020 a unidade dobre a quantidade de estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados.

O diretor de Ensino, Wanderson Batista, em exercício na Direção-Geral, destaca os benefícios da nova infraestrutura. "Na sede definitiva, nós temos capacidade para atender mais de mil estudantes só nos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia. Fora que poderemos ampliar a oferta de qualificação profissional, trazendo estudantes de outras escolas e de instituições parceiras. Essa infraestrutura nos permitirá ampliar a oferta com qualidade".

Atualmente, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), a unidade tem 855 estudantes matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio, qualificação profissional, educação a distância, graduação e pós-graduação.

Além de Corumbá, o IFMS também atende a população do município vizinho, Ladário. Ao todo, a área de abrangência possui mais de 130 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O campus possui 13 convênios para oferta de estágio aos estudantes. Por meio do Programa de Iniciação Científica do IFMS, são desenvolvidos, atualmente, 18 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

O quadro de pessoal permanente atual do campus tem 102 servidores, sendo 60 docentes e 42 técnicos-administrativos.

"Na sede definitiva, nós temos capacidade para atender mais de mil estudantes só nos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia. Essa infraestrutura nos permitirá ampliar a oferta de educação profissional com qualidade", destacou o diretor de Ensino, Wanderson Batista.

Histórico - O Campus Corumbá iniciou as atividades no segundo semestre de 2010, em instalações cedidas pela prefeitura e reformadas pela instituição. Na sede provisória, situada na Rua Delamare, nº 1.557, Bairro Dom Bosco, foram oferecidos os primeiros cursos a distância.

Em janeiro do ano seguinte, a unidade abriu as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados em Metalurgia, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, o último na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O ano de 2011 também marcou a ampliação da oferta de cursos técnicos a distância em Corumbá e Ladário, e a abertura do primeiro curso de graduação do campus, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no qual o ingresso é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A oferta de cursos de qualificação profissional teve início em 2012. No mesmo ano, foi realizada a primeira edição da Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal (Fecipan), evento anual que reúne trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e privadas do município e região.

Em 2015, o campus abriu uma nova graduação, de Tecnologia em Processos Metalúrgicos. No mesmo ano, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas obteve a maior nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) entre os cursos da mesma área oferecidos no país.

Calendário - As datas de início e término dos semestres letivos estão disponíveis no Calendário do Estudante de cada campus, que também informa os sábados com aulas, recessos, feriados nacionais e locais e as datas de eventos sistêmicos, como Semana de Ciência e Tecnologia, Semana do Meio Ambiente e as etapas locais dos Jogos do IFMS.

O início do ano letivo para os novos estudantes da graduação começam no dia 19 de fevereiro, exceto nos campi Campo Grande e Três Lagoas, onde os calouros iniciam as atividades na próxima quinta-feira, 8.

(Matéria atualizada para correção de informações)