Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS lança campanha para comemorar 10 anos de criação

IFMS 10 anos

IFMS lança campanha para comemorar 10 anos de criação

Página na internet reúne fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas na primeira década de funcionamento da instituição.
por Laura Silveira publicado: 29/11/2018 07h57 última modificação: 13/12/2018 10h48
Capa


Comemorar a primeira década de funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esse é o objetivo da campanha "IFMS, Transformando Vidas", lançada nesta quinta-feira, 29.

A um mês do aniversário – celebrado em 29 de dezembro, data de publicação da Lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – é possível acessar a página da campanha que reúne fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo IFMS.

"O IFMS teve muitas conquistas ao longo desses 10 anos, formou diversos profissionais e contribuiu para o desenvolvimento do Estado. Hoje, são mais de 9 mil estudantes e cerca de 1.100 servidores, e para os próximos anos esperamos atender ainda melhor a população”, destacou o reitor, Luiz Simão Staszczak.

Para o reitor Luiz Simão Staszczak, o sentimento é de satisfação e alegria pela comemoração da data. 

"A instituição teve muitas conquistas ao longo desses 10 anos, formou diversos profissionais e contribuiu para o desenvolvimento do Estado. Hoje temos mais de 9 mil estudantes matriculados, nossa equipe de trabalho conta com mais de 1.100 servidores efetivos, e para os próximos anos esperamos atender ainda melhor a população sul-mato-grossense”.

Na página, estudantes e servidores da instituição - inclusive aqueles que já se formaram ou que não fazem mais parte do quadro - podem gerar o certificado comemorativo “Faço parte desta história” e compartilhar nas redes sociais o orgulho de integrar a comunidade do IFMS.

Na seção Êxito, o visitante pode conhecer histórias de pessoas que tiveram as vidas transformadas pelo IFMS, por meio de depoimentos e de reportagens especiais que serão publicadas nas próximas semanas. A família Pereira, do município de Jardim, viu os horizontes se ampliarem depois que o jovem Matheus passou a estudar no Instituto Federal. Assista:

Em breve, será possível conferir um resumo em números da primeira década de funcionamento do IFMS. São dados sobre estudantes, servidores, assistência estudantil, além de fomento à pesquisa e extensão.

Passeio pela história - A seção Museu Virtual reúne cerca de 400 fatos e quase 700 imagens que marcaram os primeiros dez anos do IFMS. A busca pode ser feita por temas: Implantação, Ensino, Compromisso Social, Inovação, Conquistas e Desenvolvimento, e dentro de cada página é possível navegar ano a ano pela história da instituição.

Na página, o visitante também tem acesso ao Arquivo Digital, iniciativa que prevê a disponibilização online de todos os documentos físicos do IFMS.

Para o reitor, dar início à digitalização dos arquivos administrativos sob a guarda do Instituto Federal facilita o acesso à história da instituição, além de ser um mecanismo de transparência.

“O arquivo digital permite múltiplo e rápido acesso à informação, a partir de diferentes locais, dando celeridade à tomada de decisões e consultas históricas. Transpor o arquivo físico para o online é fundamental para a preservação da memória da instituição e também está diretamente alinhado à transparência, um de nossos valores institucionais”.

Atualmente, estão disponibilizados no Arquivo Digital 75 documentos, incluindo nomeações dos primeiros servidores e diretores, primeiros acordos de cooperação técnica firmados e documentos de implantação dos campi.

“A história se faz a partir de documentos, daí a importância dos arquivos como fonte de referência para os interessados. A adoção de técnicas arquivísticas adequadas permite a localização eficiente da informação desejada e economia de recursos para a instituição”, apontou a arquivista da reitoria, Maryanna Almeida.

"Transpor o arquivo físico para o online é fundamental para a preservação da memória da instituição e também está diretamente alinhado à transparência, um de nossos valores institucionais”, comentou o reitor Luiz Simão sobre a iniciativa de se criar o Arquivo Digital do IFMS.

O trabalho foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre pela servidora. Antes de se tornar digital, o arquivamento é feito de forma física.

“Para a organização do acervo é preciso ler individualmente cada documento, identificar o assunto principal e colocar o código de classificação específico. Os documentos são separados por ano, e depois por código, para facilitar a localização. Já para o arquivo se tornar digital, é necessário fazer a higienização do documento, retirar grampos e clipes, digitalizá-lo e guardá-lo novamente”, explicou a arquivista.

O Arquivo Digital também reúne em torno de 100 recortes de jornais com notícias sobre o IFMS ao longo dos anos.

A página dos 10 anos do IFMS foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), com o apoio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti).

Selo comemorativo - Em julho de 2017, o IFMS foi o vencedor do concurso para a escolha do selo comemorativo dos 10 anos, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A marca criada pela Ascom concorreu com outras 14 propostas apresentadas por instituições que compõe a Rede.

Desde o início de 2018, o selo passou a ser utilizado por todos os Institutos Federais nas peças de divulgação institucional, seja em formato impresso ou digital.

“A conquista foi muito significativa, representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos enquanto Ascom. Ver o selo replicado nos materiais de divulgação de toda a Rede Federal durante o ano nos deu uma sensação de alegria e orgulho, já que a data é tão especial e emblemática”, ressaltou o programador visual do IFMS, Murilo Delmondes, um dos responsáveis pela criação do selo.

Rede Federal - Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

Atualmente, de acordo com o Conif, são mais de 650 unidades espalhadas pelo país, com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos.

registrado em: , , ,