Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS lança sistema exclusivo para estudantes

Estudante

IFMS lança sistema exclusivo para estudantes

No Sistema Acadêmico, os mais de oito mil alunos da instituição podem conferir informações como horários de aula e de atendimento dos professores, notas e frequência.
por Juliana Aragão publicado: 21/03/2018 11h54 última modificação: 21/03/2018 12h13
IFMS

A partir desta quarta-feira, 21, os mais de oito mil estudantes matriculados nas diferentes modalidades de ensino ofertadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem acessar os dados do Sistema Acadêmico, no qual é possível encontrar informações online sobre desempenho, assiduidade e aulas.

Para acessar o sistema, também disponível no Espaço do Estudante, o aluno deve informar o CPF e a data de nascimento.

Desde o primeiro semestre de 2017, os estudantes do IFMS têm acesso online ao boletim escolar. Com a ampliação do sistema, foram criadas novas funcionalidades:

Unidades Curriculares em Curso: o estudante terá acesso às disciplinas que está cursando naquele semestre, os dias e horários de aula, além dos horários de atendimento dos professores.

Nota: ao acessar o sistema, o estudante visualizará a nota específica da avaliação (prova, trabalho, seminário, entre outras), além do peso dessa nota dentro da média final.

Boletim do Estudante: além da média das avaliações por bimestre, o sistema também traz informações sobre a carga horária e a frequência, por disciplina.

O diretor de Gestão Acadêmica do IFMS, José Ricardo Silva, destaca que o acesso ao Sistema Acadêmico traz mais facilidade e agilidade no dia a dia dos estudantes da instituição.

"Os horários das aulas, que antes estavam nos murais dos campi ou eram anotados nos cadernos, agora podem ser acessados do computador ou até mesmo do celular. Outro ponto positivo é que, ao visualizar a frequência, o estudante saberá se já está no limite de faltas de determinada disciplina, ou seja, ele vai gerenciar melhor sua vida escolar", pontuou.

"Os horários das aulas, que antes estavam nos murais dos campi ou eram anotados nos cadernos, agora podem ser acessados do computador ou até mesmo do celular. O estudante também saberá se já está no limite de faltas da disciplina, ou seja, ele vai gerenciar melhor sua vida escolar", pontuou o diretor de Gestão Acadêmica do IFMS, José Ricardo Silva.

Com a continuidade do desenvolvimento do sistema, o IFMS planeja oferecer outros serviços aos estudantes. "Futuramente, pretendemos disponibilizar a matrícula online, além de requerimentos que, atualmente, só são encontrados na Central de Relacionamento dos campi", finalizou José Ricardo.

Nesses primeiros dias de utilização do Sistema Acadêmico por estudantes, dúvidas ou informações sobre o acesso devem ser enviadas à Coordenação de Sistemas do IFMS, pelo e-mail .

Sistema Acadêmico - Está sendo desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti) desde 2014, a partir de um outro sistema que já era utilizado pelo IFMS desde sua implantação no Estado, em 2009.

O sistema em questão é o Siga EDU (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O coordenador de Sistemas do IFMS, Carlitos Oliveira, explica que, em 2013, esse projeto acabou e o IFMS precisou tomar a decisão se continuaria desenvolvendo o Siga EDU, criaria um novo sistema ou adotaria outro.

"Nós decidimos construir uma outra interface, ou seja, uma nova forma de acessar os dados que já constavam no Siga EDU e, a partir daí, demos continuidade ao processo de evolução do sistema, criando novas funcionalidades. Foi assim que nasceu o Sistema Acadêmico do IFMS", explicou.

Para professores e técnicos-administrativos, o sistema oferece funcionalidades como cadastro de estudantes, dados da matrícula, histórico escolar, registro de diários de classe, relatórios, planejamentos de atividades, entre outras.

Transparência - Uma das informações cadastradas pelo professores no Sistema Acadêmico, a distribuição do horário docente, está disponível a qualquer cidadão no site institucional. A disponibilização da informação foi determinada em 2016, pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Além de informar os dias e horários das aulas por disciplina ministrada, o professor também deve cadastrar os horários de intervalo e atendimento do estudante, e, ainda, o tempo destinado à preparação das aulas, ao desenvolvimento de planos de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e os horários previstos para capacitação.

O sistema possibilita que o cidadão saiba a quantidade total de horas destinadas a cada atividade, dentro da carga horária que o docente cumpre no IFMS.

O interessado pela informação deve clicar na aba Corpo Docente, disponibilizada no menu lateral de cada página de campus. As tabelas trazem o nome do professor, área de formação, e-mail, Currículo Lattes e o horário docente.

Confira os horários dos docentes por campus:

Aquidauana Corumbá Dourados Naviraí Ponta Porã
Campo Grande Coxim Jardim Nova Andradina Três Lagoas

Caso o link mostre a mensagem 'docente sem horário aprovado para o período', é porque o professor não cadastrou seus horários no Sistema Acadêmico, ou porque o coordenador do curso não aprovou o horário docente apresentado.

Espaço do Estudante - A página do site do IFMS na qual está disponibilizado o Sistema Acadêmico reúne outras informações importantes para os estudantes matriculados na instituição.

Além dos calendários letivos específicos por campus, é possível acessar o sistema da Biblioteca para consultar os exemplares disponíveis nos acervos das unidades.

Na página, também são encontradas informações sobre assistência estudantil, estágio e monitoria.

Um banner disponibilizado na capa do site dá acesso ao Espaço do Estudante.