Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS leva minicursos e seminário à reunião da SBPC

CIÊNCIA

IFMS leva minicursos e seminário à reunião da SBPC

Programação prevê minicursos sobre impressão 3D e empreendedorismo. Abertura da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será no domingo, 21, na UFMS.
por Juliana Aragão publicado: 17/07/2019 13h15 última modificação: 18/07/2019 09h03

A participação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela primeira vez no estado, inclui a oferta de minicursos e a realização da edição 2019 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

Organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e parceiros, dentre os quais o IFMS, o evento será aberto no domingo, 21, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. A programação segue até o dia 27 de julho.

Entre 22 e 25 de julho, os professores do IFMS, Matheus Neivock e Luiz Fernando Lomba, irão oferecer o minicurso "Impressão 3D - Tudo o que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar!". Voltada a professores do ensino básico, a capacitação abordará temas como noções de modelagem, possibilidades didáticas e dicas de impressão.

"A impressora 3D se popularizou no Brasil, mas muitos professores ainda desconhecem os potenciais do equipamento. Nossa intenção é apresentar a tecnologia aos docentes com uma linguagem simples e prática", explicou um dos ministrantes do minicurso, Matheus Neivock.

"A impressora 3D se popularizou no Brasil, mas muitos professores ainda desconhecem os potenciais do equipamento. A maioria acha que é algo caro ou complicado de ser aplicado na sala de aula. Nossa intenção é desconstruir essa imagem e apresentar a tecnologia aos docentes com uma linguagem simples e prática", explicou Matheus.

O minicurso "Negócios de impacto: como criar ideias inovadoras" será oferecido pelas professoras da área de Administração do IFMS Caroline Quevedo e Elenice Mendes, também entre 22 e 25 de julho. A ideia é que os participantes, docentes do ensino básico, se tornem multiplicadores da metodologia que será aplicada.

A proposta do minicurso, de acordo com a ementa, é mostrar que é possível ter ideias inovadoras no campo dos negócios que aliem retorno financeiro e impacto socioambiental positivo. Serão formadas equipes e essas terão o desafio de criar uma ideia de negócio para solucionar um problema.

Para fazer um minicurso na 71ª Reunião da SBPC, o interessado deverá se inscrever presencialmente nos dias 21 e 22 de julho, na UFMS. A taxa é de R$ 40,00. As normas das inscrições estão publicadas no site do evento.

Docentes do IFMS também participam de rodas de conversa e mesas-redondas durante o evento. Entre os temas que serão debatidos estão a inovação em cadeias sustentáveis de frutos nativos, a atividade física como ferramenta contra a evasão escolar, a pesquisa em ensino de ciências e educação ambiental, e estilos de aprendizagem.

A programação do evento está sendo atualizada pela UFMS. Confira as atividades que serão oferecidas.

Na página da 71ª Reunião da SBPC constam as informações gerais sobre o evento.

Semict - Nos dias 25 e 26 de julho, durante a SBPC, será promovida a edição 2019 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), evento realizado anualmente para divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores do IFMS por meio de programas de iniciação científica.

Nesta edição do Semict, serão apresentados 104 trabalhos de estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os projetos ficarão expostos e serão avaliados nos dois dias, das 16h às 18h30, no Ginásio Moreninho, na UFMS.

O diretor de Pesquisa do IFMS, Angelo Lourenço, destaca a importância de levar os estudantes da iniciação científica para o maior evento científico da América Latina, cujo público estimado é de 15 mil pessoas.

"Nossos estudantes terão a oportunidade de apresentar os trabalhos que desenvolvem a um público muito mais diversificado e de trocar experiências com outros acadêmicos e pesquisadores. Sem dúvida, será enriquecedor participar do seminário durante a realização da SBPC", pontuou Angelo.

Pela primeira vez, o Semict será realizado conjuntamente com o Integra, evento organizado anualmente pela UFMS para a divulgação de projetos de pesquisa e extensão.

As informações sobre o evento constam na página do Semict 2019.

SBPC - Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma entidade civil e sem fins lucrativos. Atua na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do país.

Anualmente, a SBPC realiza uma reunião em um estado brasileiro para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. O encontro também se consolidou como um espaço de debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia, educação e outros temas de interesse nacional.

Entre os milhares de participantes estão cientistas, pesquisadores, estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes interessados, além de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e da educação, bem como pesquisadores de outras sociedades científicas.

Mais informações sobre a entidade e as reuniões realizadas constam na página da SBPC.

Confira quais atividades o IFMS irá oferecer durante a 71ª SBPC*

Minicurso "Impressão 3D - Tudo o que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar!"
Ministrantes: Matheus Piazzalunga Neivock (IFMS) e Luiz Fernando Delboni Lomba (IFMS)
Datas: 22/7/2019 a 25/7/2019 - 08h às 10h
Local: Multiuso 2 - Bloco 6 - Sala 3 (22, 23 e 25/07) e FACOM Bloco 14 - Lab. de Informática 1 - Sala 102 (24/07)

Minicurso "Negócios de impacto: como criar ideias inovadoras"
Ministrantes: Caroline Foscaches de Oliveira Quevedo (IFMS) e Elenice Rascopp Mendes (IFMS)
Data: 22/7/2019 a 25/7/2019 - 08h às 10h
Local: Multiuso 1 - Bloco 15 - Sala 107 (22, 23 e 25/07) e FACOM - Bloco 14 - Lab. de Informática 3 - Sala 107 (24/07)

Mesa-Redonda "Inovação em cadeias sustentáveis de frutos nativos"
Data: 25/7/2019 (quinta-feira) - 15h30 às 18h
Coordenadora: Raquel Pires Campos (UFMS)
Palestrantes: Eliana Janet Sanjinez Argandoña (UFGD), Angela Kwiatkowski (IFMS) e Ruy de Araújo Caldas (UFMS)
Local: FACOM - Bloco 14 - Auditório 2

Roda de Conversa "Atividade física e esporte como ferramentes educacionais contra evasão escolar"
Data: 22/7/2019 (segunda-feira) - 13h às 15h
Bruno Elias Ferreira (SED/MS), Pablo Teixeira Salomão (IFMS) e Edméia Pacheco de Oliveira Roberto (UNIGRAN)
Local: Multiuso 2 - Bloco 06 - Sala 007

Roda de Conversa "A pesquisa em ensino de ciências e educação ambiental realizada pelos professores da educação básica"
Data: 24/7/2019 (quarta-feira) - 13h às 15h
Nadia Errobidart (IFMS), Carla Zandavalli (IFC), Airton Vinholli (IFMS) e Suzete Rosana de Castro Wiziack (UFMS)
Local: Multiuso 2 - Bloco 06 - Sala 013

Roda de Conversa "Os estilos de aprendizagem e a sala de aula invertida"
Data: 25/7/2019 (quinta-feira) - 13h às 15h
Frederico Fonseca Fernandes (IFMS), Juliana Miguel (IFMS) e Robson Gonçalves Félix (IFMS)
Local: Multiuso 2 - Bloco 06 - Sala 009

* Os locais, datas e horários das atividades podem ser alterados pela organização da 71ª Reunião da SBPC.