Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS oferta três cursos técnicos integrados em Coxim

Exame de Seleção 2020

IFMS oferta três cursos técnicos integrados em Coxim

Além de Alimentos, campus passa a ofertar dois novos cursos técnicos em 2020: Aquicultura e Desenvolvimento de Sistemas. Inscrições seguem até 6 de novembro.
por Osvaldo Sato publicado: 30/09/2019 15h57 última modificação: 04/10/2019 09h11

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece três opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio no município de Coxim. No curso, o estudante aprende uma profissão e faz o ensino médio ao mesmo tempo.

Para o primeiro semestre do ano que vem, são ofertadas 160 vagas, distribuídas nos cursos técnicos integrados em Alimentos (40 vagas), Aquicultura (40 vagas) e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas).

O interessado deve se inscrever no Exame de Seleção 2020 até 6 de novembro.

Alimentos - O curso técnico em Alimentos habilita o estudante a conhecer todas as etapas do processo de produção alimentícia e de bebidas. O aluno aprende a implantar programas de controle de qualidade e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, além de desenvolver produtos e processos.

As opções no mercado de trabalho são diversas, como em indústrias alimentícias, de bebidas e de insumos. O profissional da área também pode atuar em laboratórios, consultorias, órgãos de fiscalização higiênico-sanitária, armazenamento de beneficiamento e serviços de alimentação.

Juliana Nery, aluna do 6º semestre, destaca a importância das aulas práticas do curso. "Nos laboratórios podemos manusear equipamentos que farão parte do nosso futuro profissional, aprendendo na prática sobre conceitos teóricos adquiridos em sala de aula".

"Participei dos Jogos do IFMS e fiz um projeto de iniciação científica em que analisei a alimentação de atletas e sua relação com o desempenho, unindo duas áreas que gosto, extensão e pesquisa", ressaltou a estudantes de Alimentos, Juliana Nery.

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS, os estudantes se preparam para o mundo do trabalho, mas também têm a oportunidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica.

"Pude participar de eventos como os Jogos do IFMS e ainda fiz um projeto de iniciação científica em que analisei a alimentação de atletas e sua relação com o desempenho, unindo duas áreas que gosto, extensão e pesquisa".

Recentemente, a série de reportagens "Aqui Tem Ciência e Tecnologia" mostrou alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Campus Coxim.

Foto 1

Como aluna do curso técnico em Alimentos, Juliana participou dos Jogos do IFMS e fez iniciação científica - Foto: Arquivo Pessoal

Novos cursos - A novidade do Campus Coxim no Exame de Seleção 2020 é a oferta de dois novos cursos técnicos.

Com foco na preparação do estudante para o desenvolvimento de softwares, o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas substitui o técnico em Informática. Ao se formar, o estudante pode ingressar no mundo do trabalho ou ingressar no curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, oferecido pelo IFMS em Coxim.

Outro novo curso técnico integrado é o de Aquicultura, antes ofertado apenas na modalidade subsequente ao ensino médio.

"Quando recebíamos visitas de estudantes, muitos manifestavam interesse que este curso fosse ofertado na modalidade integrado, e essa percepção foi confirmada por toda a comunidade em audiência pública", destacou o coordenador do curso, Fernando Brito.

"Muitos estudantes manifestavam interesse que este curso fosse ofertado na modalidade integrado, e essa percepção foi confirmada em audiência pública", destacou o coordenador do curso técnico em Aquicultura, Fernando Brito.

Os novos cursos do Campus Coxim foram apresentados detalhadamente em uma reportagem publicada recentemente

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. 

Confira abaixo o passo a passo das inscrições:

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição na matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é .

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.