Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciação científica registra aumento pelo 2º ano seguido

Iniciação científica registra aumento pelo 2º ano seguido

Ciclo 2017-2018 recebeu 205 inscrições, das quais 200 foram habilitadas. O aumento representa 9,8% de crescimento no total de projetos aprovados em relação ao ano de 2016, quando foram selecionadas 182 propostas.
publicado: 13/06/2017 15h55 última modificação: 15/05/2018 12h38

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) registra aumento no número de projetos de pesquisa. O ciclo 2017-2018 recebeu 205 inscrições, das quais 200 foram habilitadas. O resultado está publicado na Central de Seleção.

Os projetos aprovados para este novo ciclo envolvem 451 estudantes da instituição. Deste total, 65% é de estudantes do ensino médio, que participam da iniciação científica desde a educação básica no IFMS.

“O aumento de trabalhos reflete o interesse dos estudantes na pesquisa, bem como dos professores na orientação. Isto reforça a vocação institucional para a pesquisa. Ter estudantes do nível médio envolvidos nesse processo é uma conquista. Essa formação hoje pode refletir na melhora da pesquisa científica a longo prazo no Estado e no país”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

De acordo com dados da pró-reitoria, entre 2012 e 2016, o IFMS apoiou o desenvolvimento de 872 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Campi e área – Também pelo segundo ano consecutivo, o campus Três Lagoas foi o que mais teve projetos aprovados (34), seguido de Coxim (30), Nova Andradina (26), Campo Grande (25), Corumbá (22), Dourados (16), Aquidauana (14), Naviraí (13), Jardim (11) e Ponta Porã (9).

Na divisão por área, Ciências Exatas e da Terra superou as demais, com 64 projetos selecionados. Em seguida, estão as Ciências Agrárias (39), Engenharias (33), Ciências Humanas (23), Linguística, Letras e Artes (18), Ciências Sociais Aplicadas (10), Ciências da Saúde (7) e Ciências Biológicas (6).

Documentação – Com a divulgação da relação de projetos contemplados com bolsa e/ou apoio, o coordenador deve providenciar os dados bancários do(s) estudante(s) indicado(s).

Também é preciso entregar na Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus o formulário de indicação do estudante, o comprovante de matrícula e a declaração do Nuged ou da Cerel comprovando ingresso por meio das cotas, para estudantes indicados aos Programas de Bolsas de Iniciação Científicas nas Ações Afirmativas (Pibic-Af).

Bolsas – As bolsas serão concedidas de agosto de 2017 a julho de 2018. O valor mensal é de R$ 100 para estudantes dos cursos técnicos integrados e de R$ 400 para os da graduação.

Os projetos de pesquisa não contemplados com bolsas foram considerados aprovados na categoria voluntário. Bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5 horas (nível médio) ou 20 horas (graduação) semanais.

O valor do Apoio e Incentivo a Pesquisa e Inovação pode ser de até R$ 200 (nível médio) ou R$ 400 (nível superior) por proposta selecionada, sendo que os recursos devem ser aplicados no custeio dos projetos.

Projetos de pesquisa por Área do Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra