Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciado ano letivo para cerca de mil estudantes em Campo Grande

Iniciado ano letivo para cerca de mil estudantes em Campo Grande

Durante esta semana, os novos estudantes do IFMS na capital participam de atividades de ambientação. Nos outros nove campi, o ano letivo começou no último dia 11.
por Laura Silveira publicado: 18/02/2019 16h14 última modificação: 18/02/2019 16h14
  • Novos estudantes assistem à palestra no primeiro dia de aula - Foto: Gleico Oliveira

O ano letivo para os 992 estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados e na graduação do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou nesta segunda-feira, 18.

Durante a semana, os ingressantes participam de atividades de recepção e ambientação. Além da apresentação dos cursos, estão previstas palestras com diretores, coordenadores e representantes dos núcleos de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged), de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

A programação específica para os ingressantes prevê ainda o repasse de informações sobre o uso da biblioteca, a confecção dos crachás estudantis, encontros com veteranos e ex-alunos para apresentação de protótipos e relatos de experiências de intercâmbio, além de atividades como gincana e passeios guiados, organizados pelo Grêmio Estudantil.

As aulas no Campus Campo Grande tiveram início uma semana após as outras unidades do IFMS em virtude de reformas que estavam sendo feitas na unidade.

Outros campi - Para os 5,5 mil estudantes do IFMS em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o ano letivo teve início no dia 11 de fevereiro.

Nessas unidades, também foram oferecidas atividades e ambientação aos ingressantes. Foram realizadas rodas de conversa com professores, visita aos campi, palestras, jogos, gincanas, lanche coletivo, dinâmicas, entre outras ações.

O 'IFMS Comunica' foi até Dourados para saber como foi o primeiro dia de aula no campus. Confira!

Calendário do Estudante - No site institucional, estudantes, pais e servidores podem consultar os calendários letivos 2019 dos dez campi do IFMS.

Os documentos trazem informações como datas de início e término de semestre, sábados com aulas, recessos, feriados locais e nacionais, entrega de notas, diários e relatórios, além das datas dos eventos institucionais sistêmicos.

O término do primeiro semestre letivo está programado para 5 de julho. No dia 29 de julho terá início o segundo semestre letivo, que se encerrará em 18 de dezembro.

Dentre os eventos sistêmicos de 2019 com datas definidas estão a Semana do Meio Ambiente, a ser realizada entre 3 e 7 de junho, e a Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre 30 de setembro e 4 de outubro.

Outros eventos estão com os períodos programados. É o caso das etapas locais do Jogos do IFMS, que deverão ser realizadas entre maio e junho, e do Festival de Arte e Cultura, a ser promovido entre os meses de agosto e setembro.