Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para programa multidisciplinar encerram na segunda-feira

Estudante

Inscrições para programa multidisciplinar encerram na segunda-feira

Um acadêmico do IFMS poderá participar, durante dez semanas, de grupos de trabalho em Uberaba (MG).
por Osvaldo Sato publicado: 13/02/2019 14h48 última modificação: 13/02/2019 14h48

Encerram na próxima segunda-feira, 18, as inscrições no processo seletivo de um estudante de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para integrar grupos de trabalho em Projetos Multidisciplinares do LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network).

O selecionado realizará atividades em um período de dez semanas – entre 18 de março e 27 de maio – na cidade de Uberaba (MG), nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), com a temática “Alimentação para o futuro”. Está prevista a participação de estudantes da Universidade de Salamanca, Universidade Técnica do Uruguai e Instituto Politécnico do Porto.

Os interessados devem se inscrever com envio de e-mail para a Assessoria Internacional do IFMS (asint@ifms.edu.br). É necessário digitalizar em PDF os seguintes documentos e enviá-los até às 23h59 do último dia de inscrição:

• formulário de inscrição - programa de mobilidade acadêmica (PMA) – Programa LAPASSION (anexo II);
  • anexo I preenchido e assinado (pontuação e avaliação do candidato) com o Currículo Lattes atualizado, ambos digitalizados em PDF;
  • cópia do CPF e RG;
  • comprovante de matrícula no primeiro semestre de 2019;
  • termo de compromisso aceitando todas as condições dos presentes no edital (anexo III);
  • resumo de projeto(s) em que o candidato atua ou atuou, bem como demonstrando a relação com o tema do desafio proposto no LAPASSION: “Alimentação para o Futuro” (anexo IV).

O edital nº 07/2019, com todas as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

A iniciativa tem como objetivos criar uma rede de colaboração internacional em busca de projetos de inovação científica e apoiar o intercâmbio de pesquisas de natureza científica, visando ao aperfeiçoamento profissional e a experiência em pesquisa multidisciplinar de estudantes dos cursos superiores.

Requisitos - Podem participar da seleção acadêmicos dos cursos de graduação ofertados pelo IFMS no ano de 2019 (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), que cursem, no mínimo, o segundo semestre e tenham frequência regular. Também são requisitos ter nacionalidade brasileira e idade igual ou superior a 18 anos até o ato de inscrição.

Também é necessário comprovar por meio de um resumo (anexo IV do edital), elaborado em inglês, a participação em projeto(s) de pesquisa, em andamento ou finalizado, e como relacioná-lo ao tema "Alimentação para o futuro".

O estudante também deve ter disponibilidade para participar de entrevista bilíngue (português/inglês), via webconferência com transmissão de imagem e som.

Na terça-feira, 19, será divulgada na Central de Seleção a lista de inscritos com data e hora para as entrevistas por webconferência, que serão realizadas entre 22 e 26 de fevereiro.

Para efeitos de classificação, serão consideradas a avaliação do projeto e a entrevista para avaliação do conhecimento mínimo em Inglês, conforme o anexo I do edital de abertura.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 27 de fevereiro, e o final para 4 de março.

Auxílio - O estudante selecionado receberá auxílio para participação no valor de R$ 4.200,00, baseado na previsão de despesas de dez semanas, considerando moradia, alimentação e transporte.

O estudante selecionado assume uma série de obrigações, dentre as quais a apresentação de relatório acadêmico  sobre atividades desenvolvidas durante o programa (anexo VI) em até 15 dias após término do mesmo, além de uma apresentação oral, por meio de palestra, oficina ou seminário, para os colegas de curso sobre a experiência vivida.

Ao retornar ao campus de origem, após as atividades em Uberaba, o estudante deverá finalizar o curso no IFMS. Outra obrigação é que o trabalho seja apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS deste ano, bem como em outros eventos correlacionados à área no âmbito da instituição.

O LAPASSION faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).