Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para submeter projetos de pesquisa termina dia 27

Prazo para submeter projetos de pesquisa termina dia 27

Trabalhos selecionados poderão receber apoio financeiro e bolsas para estudantes da iniciação científica. Fomento total disponibilizado pelo IFMS é de R$ 330,2 mil.
por Laura Silveira publicado: 18/04/2018 10h35 última modificação: 26/04/2018 07h42

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até 27 de abril propostas de projetos de pesquisa para iniciação científica do ciclo 2018-2019. Será destinado um total de R$ 330,2 mil para pagamento de bolsas a estudantes dos níveis médio e superior e apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos.

As propostas devem ser submetidas por docentes da instituição – coordenador de cada projeto – por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Os formulários para cadastro e submissão, assim como o edital nº 027/2018 com as regras de participação, estão disponibilizados na Central de Seleção.

Os projetos devem buscar soluções criativas e inovadoras aos problemas da sociedade, gerando produtos ou processos como protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos e procedimentos.

Além de um professor coordenador, cada trabalho deve contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho; pode ainda ter a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

O fomento à iniciação científica é regido pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec).

Cronograma - As inscrições validadas deverão ser divulgadas até 14 de maio.

A previsão é que o resultado preliminar seja publicado no dia 13 de junho, e o final no dia 22.

Os projetos devem começar a ser executados em agosto.

Bolsas - A previsão é que sejam concedidas até 104 bolsas de iniciação científica, quantidade que poderá ser alterada conforme a disponibilidade orçamentária do IFMS.

Para os estudantes do nível médio, as bolsas são de R$ 100,00 mensais. No ensino superior, o valor é de R$ 400,00 por mês. As bolsas serão concedidas entre agosto de 2018 e julho de 2019.

O processo seletivo também abre a possibilidade dos projetos de pesquisa serem contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Apoio Financeiro - O coordenador de cada projeto poderá solicitar ainda apoio financeiro para ações direcionadas às práticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Para essa finalidade, o IFMS destinou R$ 11 mil.

Para projetos do ensino médio, o valor é de R$ 200,00, e para os do ensino superior, R$ 400,00.

Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).