Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos em Aquidauana e Campo Grande levam IFMS à comunidade

Extensão

Projetos em Aquidauana e Campo Grande levam IFMS à comunidade

Ações desenvolvidas nos dois campi serão apresentadas no I Workshop de Extensão do IFMS, entre os dias 26 e 28 de novembro.
por Cleyton Lutz publicado: 18/11/2019 12h38 última modificação: 19/11/2019 16h20
  • Projeto do Campus Aquidauana deu origem à documentário sobre autismo - Foto: Arquivo Pessoal

  • Pais deram depoimentos sobre a experiência com os filhos autistas - Foto: Arquivo Pessoal

No final deste mês, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove o I Workshop de Extensão. O evento reunirá 38 trabalhos que tiveram a origem em projetos e cursos realizados por estudantes e servidores da instituição junto à comunidade. Parte das iniciativas foi desenvolvida nos campi Aquidauana e Campo Grande. 

No workshop serão apresentadas nove ações de extensão realizadas em Aquidauana, com foco em temas e públicos diversos. Os projetos do campus abordam temas como empoderamento feminino, inclusão, incentivo à prática da computação e da robótica, além de expressões artísticas e culturais, entre outros. 

“O documentário relata o cotidiano de pais e filhos autistas. O espectador pode conhecer, de forma crua, sincera e sem anestesias, as batalhas e os percalços enfrentados pelos pais”, explica o coordenador do projeto, Sidney de Sousa.

Um dos projetos que será apresentado intitula-se “Produção de documentário sobre a realidade das crianças autistas da região de Aquidauana/MS”. O documentário “5 Fases” narra experiências de autistas e familiares. O material busca esclarecer sobre o transtorno do espectro autista, além de combater mitos e preconceitos sobre o tema. 

O documentário nasceu do contato com a Associação de Familiares e Pais de Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (AFaP TEA), sediada nos municípios de Aquidauana e Anastácio.

“O documentário relata o cotidiano no processo de convivência entre os filhos autistas e seus pais. Por meio das cinco fases do processo de adaptação nessa relação, o espectador pode conhecer, de forma crua, sincera e sem anestesias, as batalhas e percalços enfrentados pelos pais, a fim de oferecer uma condição de vida digna aos seus filhos”, explica o coordenador do projeto e professor de Informática do IFMS, Sidney de Sousa.

Também integram o projeto a professora Natália Marcelino, da área de Física, os estudantes bolsistas David Ledesma e Isabella Duarte, e as colaboradoras Thaila Gênova e Adriana Duarte, mães de crianças com autismo. 

O documentário foi exibido pela primeira vez no dia 8 de novembro, no Cine Atlântico, em Aquidauana. O filme receberá interpretação em Libras, para ser disponibilizado gratuitamente na internet. 

Para que fosse executado, o projeto recebeu apoio institucional por meio do edital nº 012/2019, destinado à seleção de propostas de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro. 

  • Ação busca incentivar meninas a ingressar no universo da informática em Aquidauana - Foto: Arquivo Pessoal

Empoderamento – Outro trabalho desenvolvido em Aquidauana e que será apresentado no evento é o “Design de soluções tecnológicas para empoderar mulheres”. O ponto de partida do projeto foi a discrepância entre o número de homens e mulheres em atividades da Ciência e da Engenharia da Computação, o que culmina em uma baixa participação feminina no mercado da tecnologia.

“O objetivo é colaborar no processo de empoderamento das meninas na área de TI e investir na formação das futuras gerações, facilitando a empregabilidade e sociabilização", destaca a coordenadora do projeto Márcia Cristaldo. 

Um estudo prévio realizado no campus do IFMS identificou as principais dificuldades encontradas pelas estudantes da área, tanto no ensino técnico quanto na graduação, para permanecerem nos cursos: o conhecimento sobre programação e o preconceito. Apenas 17% das entrevistadas diziam já ter algum conhecimento prévio sobre programação e 26% sofreram algum tipo de preconceito por fazer um curso na área de computação. 

Por meio do projeto foram realizadas atividades como minicursos, oficinas, dinâmicas e palestras, ministradas por estudantes e profissionais da área, em escolas municipais e estaduais de Aquidauana. 

“O objetivo é colaborar no processo de empoderamento das meninas na área de Tecnologia da Informação e investir na formação das futuras gerações deste segmento, facilitando a empregabilidade e sociabilização. Assim buscamos colaborar para a autonomia feminina na área, a equidade de gênero e o reconhecimento no potencial delas”, destaca a coordenadora do projeto Márcia Cristaldo, professora dos cursos de Informática da unidade. 

Também participam da equipe o professor da área Leandro de Jesus e os estudantes bolsistas Milena Camargo e Pedro Gabriel Macedo. O projeto recebeu fomento do IFMS por meio do edital nº 073/2018, destinado à seleção de propostas de extensão voltadas à inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis.

Confira a lista completa dos trabalhos do Campus Aquidauana que serão apresentados no I Workshop de Extensão:

Título Equipe
Design de soluções tecnológicas para empoderar mulheres Márcia Cristaldo
Milena Camargo
Pedro Gabriel Macedo
Produção de documentário sobre a realidade das crianças autistas da região de Aquidauana Sidney de Sousa
Isabela Duarte
David Ledesma
IFMS vai à aldeia Pablo Salomão
Nicolly Goulart
Gislaine de Oliveira
Entre Mundos Natália Marcelino
Pedro Land
João de Castro
Despertando Jovens Talentos com o conhecimento da Computação Leandro de Jesus
Evelyn Siqueira
Daniel Siqueira
Great - Group of Robotics and EducAtion Technologies Rino Junior
Teatro infantil para escolas públicas de Aquidauana e Anastácio Victoria Pael
Coro Escola do IFMS Campus Aquidauana Cinara Ribeiro
David Santana
Anielly de Deus
Curso de Iniciação ao Teatro do IFMS 2018 - Campus Aquidauana Wilkler Magalhães
Pedro Land
  • Formação de professores de línguas é o tema de um dos projetos de Campo Grande - Foto: Arquivo Pessoal

  • Curso de formação continuada foi oferecido a 30 professores da rede pública - Foto: Arquivo Pessoal

Campo Grande – Quatro trabalhos desenvolvidos pelo IFMS na capital serão apresentados no Workshop. Entre os temas abordados, experiências voltadas à apresentar o Instituto Federal à comunidade e a preparar estudantes para o ingresso na instituição, o Coral do Campus Campo Grande e a formação de docentes.

Este é o caso do curso “Formação de professores de línguas: reflexões teórico-práticas sobre o ensino aprendizagem”. Ofertada a 30 docentes que lecionam na rede pública, a capacitação teve duração de 60 horas, com atividades entre agosto e outubro, tanto presencialmente quanto no ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

“Deixamos os participantes sinalizarem na inscrição quais as teorias que mais os interessavam e os desafios comuns em sala de aula. A partir dessas informações foi montado o conteúdo do curso”, comenta a coordenadora do projeto, Themis Silva. 

O curso de formação continuada se baseou em leituras e discussões voltadas ao planejamento das atividades pelos participantes, considerando aspectos reflexivos e críticos para a consciência política e a mudança social. A intenção era ir além do ensino da gramática e da linguística. Dentre os assuntos debatidos estiveram a pedagogia dos multiletramentos, a translinguagem e a agência docente. 

“Ao invés de fazermos um curso inteiramente formatado e com os conteúdos pré definidos, deixamos os participantes sinalizarem na inscrição quais as teorias que mais os interessavam e os desafios comuns em sala de aula. A partir dessas informações foi montado o conteúdo do curso”, comenta a coordenadora do projeto, Themis Silva, docente de Português/Inglês. 

A equipe do projeto é formada por outros professores do IFMS, estudantes e colaboradores externos. O curso recebeu apoio institucional por meio do edital nº 071/2018, destinado à seleção de propostas de cursos de extensão com concessão de auxílio via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi) 

Confira os trabalhos do Campus Campo Grande que serão apresentados no Workshop:

Trabalho Equipe
Pensar no Futuro e Conhecer o IFMS Alyce Marculino
Jennifer de Oliveira
Curso de Extensão Avante Nova Lima e Avante Santa Emília Leonidas Rodrigues
Heloisa dos Santos
Formação de professores de línguas: reflexões teórico-práticas sobre o ensino-aprendizagem Ana Canabarro
Michelly Marques
Coral IFMS Campus Campo Grande - Temporada 2019 Rodrigo Falson
Vinicius Batista

Evento – O I Workshop de Extensão do IFMS será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, em Campo Grande. O evento abrirá espaço para o debate de temas relacionados a atividades extensionistas, projetos e cursos voltados prioritariamente ao público externo à instituição. 

Além de palestras e mesas de discussão com a participação de representantes de instituições federais de ensino de todas as regiões do país, a programação inclui a apresentação oral dos trabalhos de extensão desenvolvidos nos campi do IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O evento, que será realizado no Hotel Vale Verde (Av. Afonso Pena, 106), é aberto aos interessados. As inscrições devem ser feitas em formulário online até dia 25 de novembro, com vagas limitadas.

Confira a programação completa do evento na página do Workshop.

registrado em: , ,