Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogadas inscrições para participação em eventos internacionais

Pesquisa e Inovação

Prorrogadas inscrições para participação em eventos internacionais

Estudantes e professores do IFMS credenciados para eventos no exterior podem se inscrever até 30 de abril na seleção que concede apoio financeiro.
por Juliana Aragão publicado: 11/04/2019 13h49 última modificação: 11/04/2019 14h46

Foi prorrogado até 30 de abril o prazo de inscrições no processo seletivo para a concessão de apoio financeiro à participação de estudantes e professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em eventos científicos internacionais.

Serão disponibilizados auxílios nas modalidades Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação) para professores, e Pitec (Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica) para estudantes credenciados, seja por submissão direta ou por intermédio de outras feiras de âmbito nacional.

Para concorrer, os candidatos precisam estar adimplentes com os programas institucionais desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), além de ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Os orientadores devem ser docentes efetivos do IFMS e não podem estar licenciados ou afastados das funções. Os estudantes precisam estar matriculados na instituição no período de realização do evento, além de ter autorização dos pais ou responsáveis para participação, no caso de menores de idade.

O auxílio financeiro está limitado a um docente e a um estudante credenciado por proposta. O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Inscrição - O professor que orienta o trabalho a ser apresentado no exterior deve entregar, na Diretoria responsável pela pesquisa em seu campus, os seguintes documentos:

• formulário de inscrição;
  • formulário de solicitação de auxílio financeiro Piepi;
  • aprovação de projeto em feira de âmbito nacional que possibilita a credencial em feiras internacionais ou aprovação de projeto em feira de âmbito internacional ou ainda apresentação de credencial para feira de âmbito internacional;
  • cópia do passaporte, com a data de validade e visto válido para o país de realização do evento (no caso em que o visto ainda esteja sendo providenciado, o servidor/estudante deve apresentar documento que comprove que o mesmo foi solicitado e está em tramitação);
  • formulário de solicitação de auxílio para participação em eventos científicos;
  • autorização dos pais ou responsáveis, no caso de estudantes menores de idade;
  • Termo de Responsabilidade para eventos científicos e tecnológicos;
  • requerimento de afastamento do país.

Os formulários estão disponíveis na Central de Seleção.

As propostas serão analisadas por uma equipe designada pela Propi. A avaliação se baseará na pontuação do Currículo Lattes do estudante e na relevância do evento.

A previsão é que o resultado provisório seja divulgado até 10 de maio, e o final, até o dia 17, de acordo com o cronograma retificado.

Auxílio - O montante disponibilizado pelo edital é de R$ 21,2 mil. Os valores repassados ao orientador e ao estudante dependem do local de realização do evento.

O objetivo do processo seletivo é proporcionar o envolvimento entre estudantes e pesquisadores de vários países, promovendo o interesse pela ciência, tecnologia e inovação nos discentes da instituição, além divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no IFMS em eventos internacionais.

Valores disponibilizados por evento

Continente Valor