Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado prazo para submissão de projetos em parceria com setor produtivo

Prorrogado prazo para submissão de projetos em parceria com setor produtivo

Propostas podem ser submetidas até 23 de junho. IFMS destinará até R$ 100 mil para apoio a soluções de problemas de instituições demandantes.
por Juliana Aragão publicado: 17/06/2019 09h40 última modificação: 17/06/2019 09h40

Foi prorrogado para 23 de junho, domingo, o prazo para submissão de propostas no edital do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que destina até R$ 100 mil reais para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet) em parceria com instituições demandantes.

As propostas devem solucionar problemas reais do setor produtivo com o desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos, processos ou serviços tecnológicos de impacto econômico ou social.

Os projetos deverão ser executados entre setembro deste ano a agosto de 2020. O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Proposta - A submissão deve ser feita pelo coordenador de projeto, por meio do módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

A proposta pode incluir estudantes matriculados em cursos de nível médio e da graduação, com a indicação do coordenador, e deve ser apresentada conforme o modelo descrito no anexo 1 do edital.

É preciso apresentar plano de trabalho, ações e atividades a serem desenvolvidas por todos os membros da equipe do projeto, com período de execução máximo de até 12 meses a partir da homologação do resultado final.

A proposta precisa ainda conter um vídeo (pitch) que apresente as necessidades da instituição parceira demandante e a forma como o IFMS pretende resolvê-las.

Os formulários para cadastro e submissão do projeto constam como anexos do edital.

Serão apoiadas, preferencialmente, propostas inseridas em áreas temáticas estratégicas priorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), listadas no edital.

Seleção - Será feita em três etapas. Serão verificadas a estrutura da proposta e a documentação apresentada, a avaliação do mérito (de acordo com os critérios de análise e julgamento descritos no edital de abertura) e do esforço da equipe gestora em contribuir para as ações de empreendedorismo e inovação no âmbito do IFMS.

O resultado provisório está previsto para ser divulgado até 27 de agosto.

Recurso - Os projetos selecionados terão o valor de financiamento de até R$ 12,5 mil, para custeio de material de consumo como componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação ou serviços de terceiros.

Serão concedidas bolsas nas modalidades pesquisador (apenas para o proponente) e para estudantes de nível superior e médio. Os valores são de R$ 600,00, R$ 400,00 e R$ 100,00, respectivamente, sendo que a duração das bolsas varia de acordo com o tipo ofertado.

As instituições parceiras demandantes devem apresentar também uma contrapartida mínima de 15% do valor do recurso total solicitado.