Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prova de desempenho didático será aplicada a partir de sábado

Concurso Docente

Prova de desempenho didático será aplicada a partir de sábado

Segunda etapa do concurso público para docentes do IFMS segue até segunda-feira, 27, data em que também ocorre a heteroidentificação de candidatos autodeclarados negros.
por Osvaldo Sato publicado: 23/05/2019 10h51 última modificação: 23/05/2019 10h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza entre sábado e segunda-feira, 25 a 27, as provas de desempenho didático do concurso público que oferece 18 vagas para docentes em sete diferentes áreas. Será a segunda etapa certame, regido pelo edital nº 89/2018.

As provas terão início às 8 horas nos três dias. No sábado e domingo, 25 e 26, serão aplicadas nos blocos A e B do Campus Campo Grande do IFMS, localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio. Na segunda-feira, 27, o local de realização é a reitoria da instituição, situada na Av. Ceará, 972, Bairro Santa Fé.

Os temas serão sorteados na reitoria do IFMS, com 24 horas de antecedência a cada dia de prova. O ponto será único para todos os candidatos da mesma área/subárea que realizarão a prova no mesmo dia.

Nos dias das provas, os candidatos serão chamados por ordem alfabética. A convocação está publicada na Central de Seleção do IFMS.

A prova de títulos/análise curricular, que é classificatória, será realizada no mesmo dia da prova de desempenho didático. O candidato deverá entregar á banca examinadora o Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq, além de cópias conferidas com os originais dos comprovantes de titulação, exercício das atividades docentes e das atividades profissionais. A tabela para pontuação consta no edital de abertura.

Prova de Desempenho Didático - Consiste na apresentação de uma aula, entre 15 e 20 minutos, sobre o tema sorteado.

Os candidatos serão avaliados quanto à utilização de diferentes recursos e procedimentos de aula na área/subárea a qual concorre. O plano de aula, que deverá se entregue à banca examinadora em três vias, valerá 25 pontos, e a apresentação didática 75 pontos.

A comissão disponibilizará lousa e giz e/ou quadro branco e pincel. Caso opte por utilizar outros recursos, o candidato terá até cinco minutos para montar ou preparar a ferramenta.

Heteroidentificação - A aferição de veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros será realizada na segunda-feira, 27, a partir das 8 horas, na reitoria do IFMS, em Campo Grande.

O procedimento, que segue as regras da Portaria nº 4/2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), será realizado por uma Comissão de Heteroidentificação formada por cinco titulares e cinco suplentes e designada especificamente para este concurso. 

Os candidatos autodeclarados negros aprovados na prova objetiva serão entrevistados por ordem alfabética. Aquele que não comparecer ao procedimento de heteroidentificação será eliminado do certame.

Concurso - A prova objetiva, primeira etapa do certame, foi aplicada no 31 de março, em Campo Grande.

O resultado final deverá ser publicado até 19 de junho, podendo ser alterado a critério da comissão organizadora.

Os aprovados poderão exercer as atividades em um dos dez campi do IFMS (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas). A escolha da unidade de lotação pelo candidato dependerá da classificação no certame e da opção que fizer quando for convocado para assumir o cargo. 

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .