Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicadas listas de inscritos para cursos de especialização

Pós-Graduação

Publicadas listas de inscritos para cursos de especialização

Cursos serão ofertados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Coxim. Seleção será feita por sorteio eletrônico até 25 de julho.
por Cleyton Lutz publicado: 17/07/2019 12h54 última modificação: 25/07/2019 11h44

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa terça-feira, 16, as listas de candidatos inscritos nos processos seletivos para ingresso em cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu no segundo semestre. 

Na especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram registrados 467 inscritos para as 90 vagas ofertadas em Aquidauana, Campo Grande e Corumbá por meio do edital nº 047/2019. A maior concorrência foi registrada na capital, com 10,8 candidatos por vaga.

Já na especialização em Ciências da Natureza e Matemática, ofertada pela primeira vez pelo Campus Coxim, 72 inscritos concorrem às 25 vagas oferecidas por meio do edital nº 051/2109. Nesse caso, a relação é de 2,8 candidatos por vaga.

A previsão é que a lista final de inscritos seja publicada na sexta-feira, 19, após o prazo para recursos. O sorteio eletrônico das vagas será realizado até 25 de julho, na reitoria do IFMS, em Campo Grande.

Educação Profissional – A especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi a primeira pós-graduação lato sensu ofertada pelo IFMS e, atualmente, possui turmas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.  

Desenvolvido em regime modular, o curso tem carga horária de 360 horas, além de 60 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com duração de 18 a 24 meses. Os encontros presenciais ocorrem nos campi do IFMS, sendo que algumas disciplinas podem ser oferecidas a distância.  

Além do título de especialista, o curso pode equivaler à licenciatura, no caso de profissionais graduados e não licenciados, para o exercício de atividade docente na educação profissional técnica de nível médio. 

Ciências da Natureza – A especialização em Ciências da Natureza e Matemática tem como público-alvo professores de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática.

Com duração de 12 a 24 meses, o curso é oferecido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 40 horas para o desenvolvimento do TCC.

Os encontros presenciais ocorrerão no Campus Coxim do IFMS, sendo que algumas disciplinas serão oferecidas a distância. O concluinte receberá título especialista na área. 

O início das aulas de ambos os cursos está previsto para o dia 12 de agosto.

Mais informações sobre as especializações estão disponíveis na página da Pós-Graduação do IFMS. 

Concorrências registradas

Curso Município Inscritos Relação candidatos/vaga
Docência para a Educação Profissional Aquidauana 68 2,2
Docência para a Educação Profissional Campo Grande 217 10,8
Docência para a Educação Profissional Corumbá 182 4,5
Ciências da Natureza Coxim 72 2,8