Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente 2018 começa na segunda-feira

Semana do Meio Ambiente 2018 começa na segunda-feira

Evento será realizado em sete municípios onde o IFMS tem campus. Em Aquidauana, Coxim e Dourados, abertura foi adiada por conta dos reflexos da paralisação dos caminhoneiros.
por Juliana Aragão publicado: 30/05/2018 14h56 última modificação: 01/06/2018 16h50
IFMS

Promover a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental por meio de atividades abertas ao público e gratuitas. É com esse intuito que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, a partir de segunda-feira, 4, a edição 2018 da Semana do Meio Ambiente.

Com o tema "Biomas Regionais e Consciência Ecológica", serão oferecidas atividades em Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A maioria é aberta à participação da comunidade.

Em Aquidauana, Coxim e Dourados, as direções-gerais dos campi do IFMS decidiram adiar o início do evento, previsto para os dias 4 e 5 de junho. As novas datas de abertura da Semana do Meio Ambiente nesses municípios serão definidas e divulgadas às comunidades locais. O adiamento foi divulgado em nota oficial nesta quarta-feira, 30.

Para a edição 2018 do evento, o IFMS destinou fomento de R$ 15 mil. As propostas das atividades nos dez campi foram submetidas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e aprovadas. Cada coordenador recebeu o valor de R$ 1,5 mil para custear materiaisde consumo e pagar serviços a pessoas jurídicas.

Programação - Em Campo Grande, a Semana do Meio Ambiente será aberta na segunda-feira, 4, no auditório 1 do complexo multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Até quarta-feira, 6, estão previstas diversas oficinas e palestras sobre temas variados, no campus do IFMS.

Em Corumbá, o evento tem início na quinta-feira, 7, com visitas técnicas, oficinas, palestras, gincanas, troca de livros e histórias em quadrinhos, cinema solidário, corrida de orientação e mostra de circo. A programação vai até sábado, 9.

Oficinas e roda de conversa serão oferecidas pelo IFMS em Jardim, também a partir de quinta-feira, 7. Os destaques são os concursos de charrete e de vídeo sobre o tema biomas regionais. No sábado, 9, estudantes e servidores irão confeccionar lixeiras para o campus.

Em Naviraí, a programação inclui oficinas, exposição de trabalhos, mostra de literatura, palestras e minicursos. As atividades começam na segunda-feira, 4. Para encerrar, na sexta-feira, 8, terá passeio ciclístico, piquenique com aula de campo no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí e exibição de filme para debate.

Palestras, espetáculo de teatro, bazar de troca com o uso de moeda social e coleta de lixo eletrônico fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente organizada pelo campus Nova Andradina do IFMS. As atividades serão oferecidas na terça e quarta-feira, 5 e 6.

Em Ponta Porã, a Semana será aberta na segunda-feira, 4, a partir das 8 horas, no auditório do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Até sábado, 9, serão oferecidos minicursos, oficinas, palestras, visitas técnicas, jogos da agricultura e passeio ciclístico.

Concursos de fotografia e de paródias, palestras, visitas técnicas, rodas de conversa e gincana são algumas das atividades que serão oferecidas pelo Campus Três Lagoas até sexta-feira, 8. No encerramento, além das premiações, está prevista a apresentação do cantor e compositor regional Maringá.

A programação completa do evento por campus está disponível na página da Semana do Meio Ambiente 2018, onde também é possível fazer a inscrição online nas atividades.

Semana do Meio AmbienteO evento é organizado anualmente nos dez municípios onde o IFMS tem campus, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Promovida desde 2011, a Semana oferece atividades gratuitas como oficinas, palestras, minicursos, visitas técnicas, gincanas ambientais, trilha ecológica, plantio e distribuição de mudas.

Para a realização do evento, o IFMS destina apoio financeiro aos campi por meio do auxílio previsto no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Mais informações e a galeria de fotos das últimas edições da Semana do Meio Ambiente estão na página do evento.