Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Série de vídeos irá divulgar ações e serviços do IFMS

IFMS Explica

Série de vídeos irá divulgar ações e serviços do IFMS

Além de abordar temas do interesse de estudantes e servidores, vídeos trazem informações sobre serviços prestados pela instituição à sociedade.
por Juliana Aragão publicado: 14/02/2019 10h40 última modificação: 14/02/2019 10h40

Ações das áreas de ensino, pesquisa e extensão e alguns dos serviços prestados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) agora podem ser conhecidos por meio de linguagem simples e apelo visual. A série de vídeos animados 'IFMS Explica', que será exibida nos canais oficias de comunicação da instituição até o final de 2019, abordará temas de interesse dos públicos interno e externo.

O vídeo que abre a série explica a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), responsável por proteger o conhecimento gerado no IFMS. A animação informa que estudantes e servidores podem solicitar os serviços do NIT, que também atende inventores da comunidade externa.

"Com a série, que são como tutoriais das ações e serviços do IFMS, pretendemos intensificar a disseminação de informações e fazer com que as pessoas conheçam o que a gente faz e oferece", explicou o assessor de Comunicação, Vinícius Vieira.

A previsão é que sejam produzidos 20 vídeos até o mês de dezembro, com divulgações quinzenais no Canal do Youtube do IFMS, no perfil da instituição no Facebook e na galeria de vídeos do site institucional.

Entre os temas que serão abordados estão os serviços prestados pela Ouvidoria, estágio, iniciação cientifica, certificação do ensino médio, atividades de extensão, entre outros.

A proposta da série 'IFMS Explica', segundo o assessor de Comunicação Social do IFMS, Vinícius Vieira, é ampliar a visibilidade da instituição e facilitar o acesso às ações e aos serviços oferecidos, com vídeos de curta duração e linguagem de fácil compreensão.

"Há uma tendência de produção e migração de conteúdo para o audiovisual. Com a série, que são como tutoriais das ações e serviços institucionais, nós pretendemos intensificar a disseminação de informações e fazer com que mais pessoas conheçam o que a gente faz e oferece", analisou.

A produção dos vídeos é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Audiovisual - Nos últimos dois anos, foram produzidos 115 vídeos para divulgação institucional. Todos estão publicados no Canal do Youtube do IFMS.

Além de divulgar vagas em cursos, os materiais audiovisuais abordam temas como assistência estudantil e estágio, além de ações pontuais, a exemplo do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Minuto da Ética, série de vídeos sobre assuntos relacionados à ética no serviço público.

O 'IFMS Comunica', que começou a ser produzido em 2016, chegará a 36ª edição neste mês. Em 2018, o programa foi produzido em campi do IFMS com a participação de estudantes. Foram abordados temas como início do ano letivo, incubação de projetos de negócios na Incubadora Mista e Social (TecnoIF), atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e os Jogos do IFMS (JIFMS).

No ano passado, a Ascom produziu o novo vídeo do IFMS, lançado no dia 14 de dezembro, durante o evento que celebrou os 10 anos da instituição. É o primeiro vídeo institucional com captação de imagens nos dez campi.

"A previsão é que este ano, a Ascom produza também vídeos específicos de cada unidade, já que esta essa é uma demanda antiga dos campi, e continue o trabalho de produção audiovisual dentro dos limites de nossa estrutura organizacional", comentou o assessor de Comunicação.