Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio debate a formação de professores e o ensino de Ciências em novembro

Coxim

Simpósio debate a formação de professores e o ensino de Ciências em novembro

Nesta terceira edição do evento, programação prevê minicursos, palestras e rodas de conversa. Inscrições em atividades com número limitado de participantes seguem abertas.
por Laura Silveira publicado: 24/10/2017 09h31 última modificação: 24/10/2017 09h38
IFMS

De 6 a 8 de novembro, o Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a terceira edição do Simpósio de Ensino de Ciências (Simec 2017). Com o tema “A formação de professores e o ensino de Ciências”, o evento tem como público-alvo graduandos de licenciaturas, docentes e técnicos das áreas de Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química, e demais licenciados que atuam na educação básica.

Estão previstos minicursos sobre temas variados, como literatura e ciência, jogos e vídeos experimentais para o ensino de ciências, e segurança em laboratório.

A programação também prevê rodas de conversa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e sobre a formação de professores de ciências, além de palestras sobre o tema central do evento e sobre a construção de inovadores projetos pedagógicos de cursos.

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas possuem inscrições limitadas. Os interessados podem se inscrever na página do Simec 2017, onde também está disponível a programação completa do Simpósio. O evento será realizada no campus do IFMS e no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Coxim.

"O foco é discutir o ensino de ciências, por isso iremos trazer para os debates professores e coordenadores da área, ou aqueles que estão desenvolvendo projetos de pesquisa dentro de programas de mestrado e doutorado”, ressaltou o coordenador do evento, Alexandre Faria.

“O Simec é um evento institucional promovido no Campus Coxim, por enquanto o único a ofertar curso de Licenciatura. O foco é discutir o ensino de ciências, por isso iremos trazer para os debates professores e coordenadores da área, ou aqueles que estão desenvolvendo projetos de pesquisa dentro de programas de mestrado e doutorado”, explicou o coordenador do evento, Alexandre Faria.

Os ministrantes são docentes das universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal da Grande Dourados (UFGD), Católica Dom Bosco (UCDB), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da UEMS.

Durante o Simec, será realizado o Seminário de Iniciação à Docência (Semid). Serão apresentados nove trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Pibid no IFMS, todos estudantes da Licenciatura em Química do Campus Coxim. Neste ano, também está prevista a participação dos "pibidianos" da UEMS.

Simec - Entre os objetivos do Simpósio está o de fomentar o interesse dos graduandos de licenciatura no desenvolvimento de pesquisas, propor e discutir a utilização de novas ferramentas pedagógicas na prática de ensino, e abrir um novo canal de divulgação da produção científica e de produtos relacionados à área.

“Nosso público maior são os profissionais que hoje estão trabalhando a ciência nas escolas do município e região, e acadêmicos de licenciatura, futuros professores. É importante ressaltar que ensinar ciências é diferente de fazer ciências, existem peculiaridades no ensino, então esse é o foco do evento”, apontou Alexandre.

“Nosso público maior são os profissionais que hoje estão trabalhando a ciência nas escolas do município e região, e acadêmicos de licenciatura, futuros professores. É importante ressaltar que ensinar ciências é diferente de fazer ciências, existem peculiaridades no ensino, então esse é o foco do evento”, apontou Faria.

O Simec é realizado pelo IFMS a cada dois anos. As duas primeiras edições foram promovidas em 2013 e 2015, respectivamente.

“Hoje, as pessoas já conhecem o Simec e também o curso de Licenciatura em Química. Coxim é uma cidade pequena, mas já é conhecida como um polo em que se pensa no ensino de Ciências”, finalizou o coordenador.

Neste ano, o evento é realizado em parceria com a UFMS e a UEMS.

Para mais informações sobre o Simec 2017, o contato deve ser feito pelo e-mail .

registrado em: , ,