Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convocados em 3ª chamada devem comparecer à reunião presencial na quarta-feira

Exame de Seleção 2019

Convocados em 3ª chamada devem comparecer à reunião presencial na quarta-feira

Estudantes que estão em lista de espera poderão preencher vagas remanescentes em qualquer curso do campus onde fizeram as provas.
por Paulo Gomes publicado: 28/01/2019 16h01 última modificação: 29/01/2019 07h48

Está disponível na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a relação de convocados em terceira chamada para o Exame de Seleção 2019, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A relação de candidatos é três vezes maior que o número de vagas remanescentes. Desta forma, os convocados deverão manifestar interesse na vaga comparecendo à chamada presencial, prevista para as 18h da próxima quarta-feira, 30, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

"Os estudantes serão chamados oralmente até o limite do número de vagas remanescentes. Somente a estes a matrícula no curso escolhido está garantida", explica a Diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos.

Aqueles que comparecerem à reunião mas que não conseguirem realizar a matrícula no curso originalmente pretendido, poderão preencher um requerimento solicitando uma vaga em outro curso no qual existam vagas sobrando.

"Por exemplo, um estudante que se inscreveu para um curso no período matutino mas não conseguiu a vaga, poderá solicitar a matrícula no período vespertino, caso ainda existam vagas. Ou, ainda, se o aluno está na lista de espera de informática e há vagas somente para eletrotécnica, ele poderá solicitar esta alteração", esclarece Glaucia.

Como as matrículas serão realizadas no mesmo dia da chamada presencial, é importante comparecer ao campus com os documentos necessários. Em caso de candidato menor de idade, todo o processo deve ser feito pelo responsável legal.

O requerimento de matrícula preenchido e assinado e o questionário socioeconômico serão preenchidos na hora.

É necessário levar uma foto 3x4 recente e apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

• certidão de nascimento ou casamento;
  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF, caso não conste no documento oficial de identificação;
  • documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (maiores de 18 anos);
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (homens com mais de 18 anos).

No ato da matrícula, os candidatos beneficiários de ações afirmativas (cotistas) precisam comprovar a condição por meio dos documentos listados no edital de abertura do processo seletivo. Aqueles que concorreram às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão entregar o formulário para entrega de laudo médico.

A matrícula poderá ser feita por um procurador mediante apresentação de procuração especifica para esse fim, com firma reconhecida do estudante ou seu responsável legal, quando menor.

Vagas para comunidade - Para os cursos em que não há mais lista de espera e cujas vagas remanescentes não sejam preenchidas por candidato em lista de espera de outro curso, o IFMS irá abrir vagas para a toda comunidade, independente de terem ou não realizado o Exame de Seleção. O único requisito é ter concluído o ensino fundamental completo.

Até esta terceira chamada, já não possuem lista de espera os cursos técnicos em Informática, em Coxim, Informática para Internet (Vespertino) e Agricultura (Vespertino), em Naviraí, Agropecuária, em Nova Andradina, além de Agricultura e Informática, ambos vespertino, em Ponta Porã.

Os interessados devem se dirigir ao campus, ou entrar em contato por telefone ou e-mail, para obter mais detalhes sobre o preenchimento destas vagas.

Exame de Seleção - Foram ofertadas 1.350 vagas em nove opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

A prova foi aplicada no dia 25 de novembro e reuniu mais de 3,5 mil candidatos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Endereço dos campi

Município Endereço
Aquidauana Rua José Tadao Arima, 222 - Vila Ycaraí
Campo Grande Rua Taquari, 831 - Bairro Santo Antônio