Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Última semana para envio de sugestões à minuta do documento

PDI 2019-2023

Última semana para envio de sugestões à minuta do documento

Contribuições ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional devem ser feitas por meio de formulário online. Qualquer interessado pode participar.
por Vinicius Vieira publicado: 10/10/2018 11h00 última modificação: 16/10/2018 08h08

Servidores, estudantes e membros da comunidade externa têm até a próxima quarta-feira, 17, para enviar sugestões de inclusão, supressão ou alteração de dados e informações constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O acesso ao formulário de participação na consulta pública à minuta do documento está disponível na página do PDI. Para participar, é necessário ler o Regulamento para conhecer as regras, acessar o formulário eletrônico, digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e informar alguns dados pessoais.

A partir daí, o participante deverá informar:

• o número da página onde pretende fazer a alteração;
  • o item que deseja alterar (capítulo, subcapítulo, seção, parágrafo, figura, quadro, tabela, nota de rodapé ou outro);
  • a descrição do item (escrever, por exemplo, o número do capítulo ou do quadro; ou ainda indicar o parágrafo da página que se quer alterar);
  • caso o participante opte por adicionar um item, é preciso indicar o item anterior ao que se pretende incluir a informação ou dado;
  • para redigir o nome texto (para alterar ou adicionar), o interessado tem o limite de 3.000 caracteres;
  • ao final, é preciso justificar a alteração, adição ou remoção do item, também com, no máximo, 3.000 caracteres;
  • depois de confirmar que leu e concorda com o Regulamento da Consulta Pública, basta enviar a contribuição.

O documento, que estabelece os objetivos e metas do IFMS para os próximos cinco anos, está dividido em 15 capítulos: Apresentação, Método, Perfil Institucional, Organização Administrativa, Projeto Pedagógico Institucional, Oferta de Cursos, Plano de Metas, Gestão de Pessoas, Política de Atendimento aos Discentes, Infraestrutura, Biblioteca, Promoção da Acessibilidade e de Atendimento Diferenciado a Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, Gestão Financeira e Orçamentária, e Gestão de Riscos.

Após a sistematização e análise das contribuições feitas durante a consulta pública, a versão final do documento será apreciada pelos órgãos colegiados superiores do IFMS. A previsão é que o PDI seja analisado pelo Colégio de Dirigentes (Codir) em novembro, e pelo Conselho Superior (Cosup) em dezembro.

Histórico - Dividido em etapas de preparação, diagnóstico e construção, o processo de elaboração do PDI 2019-2023 teve início em abril deste ano e foi marcado por ações que proporcionaram a participação social.

As comunidades interna e/ou externa tiveram a oportunidade de contribuir em diversas etapas, como na Revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS e na consolidação do novo Mapa Estratégico da instituição, durante o evento "Futuro em Construção", realizado no final de maio, em Campo Grande.

Audiências públicas foram realizadas nos dez municípios onde o IFMS tem campus, e a campanha "O IFMS que você quer" possibilitou que qualquer cidadão enviasse sugestões à instituição por mensagens em texto ou vídeo.

Já no final de agosto, mais de 40 gestores da instituição se reuniram na reitoria, em Campo Grande, para consolidar o Plano de Metas, documento que define os macro objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos, em mais uma etapa no processo de elaboração do PDI 2019-2023.

O evento "Consolidação dos Trabalhos do Plano de Metas do IFMS" contou com participação do reitor Luiz Simão Staszczak, de pró-reitores, diretores executivos e sistêmicos, além dos diretores gerais, de ensino e de administração dos dez campi e de representantes dos órgãos de apoio e controle da instituição.

O processo de elaboração do PDI é coordenado pela Comissão Central e por subcomissões de apoio cujos membros foram designados pela Portaria nº 653/2018, publicada na edição nº 16 do Boletim de Serviço do IFMS.

Você sabia?
sugestões recebidas para Missão, Visão e Valores
pessoas votaram para escolha da Missão, Visão e Valores
participantes nas Audiências Públicas em dez municípios