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IFMS Transparente

Um em cada quatro servidores se beneficiou com capacitação em 2018

Dados do Relatório de Gestão 2018 apontam ainda perfil e titulação dos servidores, além dos principais desafios na área de gestão de pessoas
por Cleyton Lutz publicado: 26/07/2019 11h22 última modificação: 26/07/2019 12h43

Com o objetivo de estimular a capacitação e a qualificação de servidores docentes e técnico-administrativos, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) concedeu, no ano passado, os benefícios de horário especial, afastamento e licença a 298 servidores, conforme dados do Relatório de Gestão 2018.

“Os incentivos à capacitação e qualificação agregam conhecimento, ampliando a qualidade do servidor e do serviço prestado. O resultado é ensino com qualidade, crescimento pessoal e valorização do servidor” explica a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo. 

Um em cada quatro servidores recebeu algum tipo de incentivo para se capacitar ou se qualificar. Entre os técnico-administrativos, 153 servidores foram contemplados com horário especial de estudante, afastamento para pós-graduação stricto sensu ou licença capacitação.

O horário especial consiste na redução de 10% da jornada de trabalho semanal, enquanto que o afastamento parcial implica na diminuição de 50% da carga horária. Com a aprovação do Regulamento da Licença para Capacitação, também registrou-se aumento do número de servidores contemplados esse o benefício. 

Técnicos-administrativos com horário para capacitação

No caso dos docentes, é possível solicitar o afastamento integral ou parcial para participação em programa de pós-graduação stricto sensu. O benefício é concedido por meio de editais específicos de seleção. Há também a possibilidade de os professores usufruírem do horário capacitação, com a redução de 10% da jornada de trabalho, caso não sejam contemplados por edital de afastamento. 

Entre 2016 e 2018, 148 professores foram contemplados com horário para capacitação, sendo 71 em horário especial de estudante e 77 em afastamento parcial ou integral. O tempo de afastamento varia de acordo com a modalidade (parcial ou integral) e do curso de pós-graduação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado). 

Afastamento para capacitação de docentes (2016 a 2018)

O Relatório de Gestão 2018 também mostra que os afastamentos concedidos a docentes do IFMS, no ano passado, foram responsáveis pela contratação de 73% dos professores substitutos.

A diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo, destaca a importância de se investir na área. “Os incentivos à capacitação e qualificação agregam conhecimento, ampliando a qualidade do servidor e do serviço prestado. Com isso, conseguimos alcançar ensino com qualidade, crescimento pessoal e valorização do servidor, alguns dos nossos objetivos”.

Investimentos – Entre 2016 e 2018, o investimento indireto com afastamentos integrais e parciais de docentes foi de R$ 6,5 milhões, considerando a remuneração básica dos servidores. Já a contratação de professores substitutos, para suprir a ausência dos afastados, demandou R$ 6 milhões.

Entre os técnicos-administrativos, o investimento indireto nos últimos dois anos para a concessão de afastamentos parciais foi de R$ 553 mil, também considerada a remuneração básica. Já para conceder o horário especial de estudante, em 2018 o investimento indireto foi de R$ 1,5 milhão.

Destaque também para os investimentos na parceria firmada entre o IFMS e o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO). No ano passado, foram investidos R$ 300 mil para que servidores fizessem o mestrado em Assessoria de Administração na cidade do Porto, em Portugal.

Em 2018, os gastos com pessoal foram de quase R$ 135 milhões, equivalente a 81% das despesas pagas no ano passado, a maior parte com pessoal ativo. Dos servidores efetivos, 51,43% são técnicos-administrativos e 48,57% docentes.  

Perfil –  O perfil geral dos servidores aponta que a maioria é composta por homens, tem entre 30 a 39 anos, possui pós-graduação e se autodeclara da raça branca. Entre os docentes, 81% têm mestrado ou doutorado. 

Evolução dos cargos ocupados (2016 a 2018)

Faixa etária dos servidores efetivos

Autodeclaração étnico-racial dos servidores efetivos

“Notamos um grande número de servidores jovens. Muitos não têm experiência, por se tratar do primeiro emprego, mas chegam com muita disposição e algumas facilidades, como, por exemplo, o conhecimento na área de Informática. Entre os docentes, parte deles vem direto do meio acadêmico, sem muita vivência em sala de aula, mas existe um trabalho pedagógico no campus para familiarizá-los. Em geral, são muito qualificados”, destaca Cláudia. 

Evolução da titulação dos técnicos-administrativos

Evolução da titulação dos docentes

O IFMS possui também 264 cargos gerenciais distribuídos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e na reitoria. São cargos de direção (63), funções gratificadas (151) e funções de coordenação de curso (50). 

Distribuição dos cargos gerenciais

Desafios – O relatório aborda ainda os principais desafios e ações futuras no que diz respeito à gestão de pessoas. Um deles é a rotatividade de servidores, especialmente técnico-administrativos, o que remete à necessidade de planejamento organizacional para reter esse capital intelectual, uma vez que o IFMS investe na capacitação de servidores que não se mantêm na instituição.

“Pretendemos realizar um trabalho nos campi e na reitoria, com o apoio de psicólogos e pedagogos, voltado à qualidade de vida e à saúde mental dos servidores”, comenta a diretora sobre um dos desafios da gestão de pessoas do IFMS.

Outro ponto abordado é a necessidade de se reduzir o absenteísmo – padrão habitual de ausências no trabalho, seja por faltas, atrasos, afastamentos, concessões legais ou licenças, fatos que comprometem a força de trabalho nas unidades do IFMS – e o presenteísmo, o que se configura na presença do servidor no local de trabalho, porém com baixa produtividade, muitas vezes, por problemas de saúde ou ausência de motivação. 

“Nós temos uma proposta de realizar um trabalho envolvendo os campi e a reitoria, com o apoio de psicólogos e pedagogos, voltado à qualidade de vida e à saúde mental dos servidores. Sabemos que isso não diz respeito apenas ao IFMS, é algo muito maior, que perpassa a sociedade como um todo, mas pretendemos elaborar um plano de trabalho atento à qualidade de vida dos nossos servidores”, informa a diretora.

IFMS Transparente – A série de reportagens que detalham o Relatório de Gestão 2018 do IFMS, documento que este ano foi reformulado, já abordou os temas ensino, pesquisa, extensão e gestão orçamentária.

Os Relatórios de Gestão, documentos publicados anualmente pelo IFMS como forma de prestar contas à sociedade, estão disponíveis no site institucional.