Você está aqui: Página Inicial > Etapas > Construção

Construção

A fase de "Construção" é o momento em que se busca compreender a situação atual do IFMS para identificar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo, as forças e fraquezas presentes no ambiente interno, e, a partir dos resultados, estruturar as ações futuras.

Esse diagnóstico da instituição foi realizado por meio da aplicação da Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente), ferramenta de gestão que engloba a análise de diversos cenários para a tomada de decisões.

A Matriz Swot foi aplicada com servidores e estudantes do IFMS, nos meses de agosto e setembro, nos dez campi e na reitoria. 

O levantamento de necessidades deverá ser consolidado junto à comunidade. Após essa consolidação, é iniciado o planejamento do atendimento às necessidades, estabelecendo os planos e as ações necessários para o alcance dos objetivos esperados. Nesse momento, devem contemplados aspectos relacionados a estudantes e servidores, processos acadêmicos, gestão e infraestrutura; e orçamento.

Período: agosto de 2022 a abril de 2023

Resultados da Matriz Swot