Você está aqui: Página Inicial > Como será a seleção?

Como será a seleção?

A seleção para ingresso em cursos técnicos integrados do IFMS em 2021 será feita mediante análise de um documento escolar que traga as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série).

O documento escolar pode ser o boletim ou quaisquer outros documentos equivalentes, como comprovantes, certificados e o próprio histórico escolar, caso o candidato já tenha concluído o ensino fundamental, e precisa ter o carimbo e a assinatura da instituição emitente.

As notas finais serão obtidas pela média ponderada das médias finais de cada disciplina, de acordo com a fórmula  a seguir:

NF = (LP x 2) + (MAT x 2) + (CIE x 1) + (HIST x 1) + (GEO x 1)/7

NF = nota final do candidato
LP = média final de Língua Portuguesa
MAT = média final de Matemática
CIE = média final de Ciências
HIST = média final de História
GEO = média final de Geografia

Para o cálculo da média ponderada dos candidatos, serão considerados os seguintes pesos:

DisciplinaPeso
Língua Portuguesa2
Matemática2
Ciências1
História1
Geografia1

No caso do candidato que concluiu o ensino fundamental por meio de reclassificação, são válidas as notas obtidas na última série completamente cursada no ensino fundamental. Já para aqueles que obtiveram o certificado de conclusão do ensino fundamental por meio de exames de certificação - como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) -, valem as notas obtidas na certificação.

Ao se inscrever, o próprio candidato ou seu responsável deve inserir na Central de Seleção as notas do estudante. A análise será feita a partir da conferência dos dados informados e do documento escolar do ensino fundamental enviado pelo candidato.

As notas serão solicitadas em formato numérico (0 a 10). Se o histórico escolar apresentar conceitos no lugar de nota numérica, o sistema de inscrição fará a conversão pelo formato numérico, de acordo com a Tabela de Equivalência entre Conceitos e Notas Numéricas.

Os candidatos serão classificados conforme as melhores notas finais e, considerando ainda, a destinação de vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas (cotas).


botão-acesse o edital.png