Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Idiomas do IFMS realiza primeiro encontro

Internacionalização

Centro de Idiomas do IFMS realiza primeiro encontro

Professores de línguas participaram de reunião que contou com palestras e discussões para organização das demandas do Cenid.
por Paulo Gomes publicado: 26/04/2019 14h27 última modificação: 26/04/2019 14h30

Professores de línguas do IFMS se reuniram em Campo Grande na quinta e sexta-feira, 25 e 26.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa quinta e sexta-feira, 25 e 26, o primeiro encontro do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição. Durante dois dias, professores de línguas, responsáveis pelos centros nos campi, estiveram reunidos em Campo Grande para discussão de metodologias pedagógicas e de melhorias na estrutura para atendimento às necessidades dos estudantes.

O encontro foi dividido em duas partes. Na primeira, foi ofertada aos participantes uma atualização sobre materiais e práticas pedagógicas. As palestrantes foram Tereza Sekiya, representante da Cambridge University, para os professores de inglês, e Sônia Orrico, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para os de espanhol.

“Nosso objetivo aqui é fortalecer o Cenid como um ator importante das ações de internacionalização para que a instituição tenha condições de formar estudantes internacionais, capazes de compartilhar e buscar conhecimento fora do Brasil”, apontou o Assessor de Relações Internacionais, Flávio Rocha.

Na segunda parte, os professores realizaram uma avaliação sobre a atual estrutura do Cenid no IFMS, discutiram novas ações e parcerias internacionais.

Também foi realizado um trabalho de identificação de problemas e levantamento de demandas para a gestão, como o estudo da criação de uma identidade visual e de uma página no site institucional para o Centro, além da elaboração de um edital de seleção único e específico para os cursos de línguas.

“Temos ações ocorrendo em todos os campi, mas precisamos que a comunidade conheça o trabalho do Cenid. Nosso objetivo aqui é fortalecer o Centro como um ator importante das ações de internacionalização para que a instituição tenha condições de formar estudantes internacionais, capazes de compartilhar e buscar conhecimento fora do Brasil”, apontou o Assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha.

Os resultados das discussões do primeiro encontro serão encaminhadas para apreciação do Colégio de Dirigentes (Codir).

Cenid - Tem como atribuições fomentar o processo de internacionalização do IFMS, com a realização de ações, como o intercambio de estudantes e parcerias com instituições estrangeiras, promover a oferta de cursos de inglês, espanhol e libras, além de português para estrangeiros, com foco nas comunidades interna e externa.

"O Cenid foi institucionalizado em 2017, mas as ações relacionadas ao ensino de línguas já eram executadas na instituição desde 2011", explicou Flávio.

A institucionalização se deu com a aprovação do Regulamento do Cenid por meio da Resolução nº 015/2017 do Conselho Superior (Cosup).