Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova Andradina promove jogos voltados à diversidade

Jifena 2017

Nova Andradina promove jogos voltados à diversidade

A competição reúne os alunos do campus para disputas em diversas modalidades. No total, 200 estudantes dos cursos técnicos integrados.
publicado: 14/06/2017 14h31 última modificação: 21/07/2017 17h13

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove até esta quarta-feira, 14, mais uma edição dos Jogos Estudantis da unidade, o Jifena 2017. A competição reúne os alunos do campus para disputas em diversas modalidades.

No total, 200 estudantes dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática, do técnico subsequente em Zootecnia e das graduações de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos e do bacharelado em Agronomia competem no Jifena.

Os jogos foram abertos na tarde de segunda-feira, 12, no Ginásio Municipal. São disputadas provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Também serão realizadas exibição de vídeos, atividades culturais e recreativas voltadas ao tema dos jogos que é “Diferentemente iguais, igualmente diferentes”.

O professor de Educação Física do campus, Eduardo Pieretti, explica que o tema dos jogos foi escolhido considerando o esporte um bem cultural da humanidade, como forma de combater o racismo, machismo, homofobia, intolerância de classe e religiosa.

“Nossos jogos se realizam movidos por esse sentimento e esperamos pôr em evidência novas formas de solidariedade e cooperação através do esporte, combatendo toda e qualquer forma de desigualdade, indiferença e humanidade que ainda possa ocorrer”, destaca.

O Jifena ocorre no Centro de Eventos José Antonio Zanquetta, no Estádio Andradão e no Ginásio Municipal. As competições são abertas ao público.

JIFMS – Depois de participarem do Jifena, os estudantes de Nova Andradina partem para a disputa dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS), que serão realizados em Dourados, entre os dias 27 e 30 de junho.

A competição, que pela primeira vez será sediada em um campus do interior, reunirá mais de 250 estudantes das dez unidades da instituição.

Serão disputadas dez modalidades nos JIFMS, todas classificatórias para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais, evento que está sendo organizado pelo IFMS e será realizado em setembro, na Capital.