Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Assinada ordem de serviço para obra do Centro de Recondicionamento

Dourados

Assinada ordem de serviço para obra do Centro de Recondicionamento

Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) visa contribuir com o desenvolvimento das atividades e oferta de cursos em áreas como informática e inovação
por Osvaldo Sato publicado: 30/12/2020 07h16 última modificação: 05/01/2021 06h42
  • Ordem de serviço foi assinada no dia 10 de dezembro - Foto: Campus Dourados/IFMS

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) planeja incrementar o projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), iniciado em 2019, com a construção de um barracão para o desenvolvimento de atividades, o que permitirá a ampliação da formação profissional dos estudantes, assim como o estímulo do reuso e consumo consciente de recursos tecnológicos.

O barracão, com de cerca de 500 m², será construído no campus. A ordem de serviço foi assinada no último dia 10, em Dourados. Com isso, a empresa contratada foi autorizada a iniciar a obra, que deverá ser concluída em seis meses.

"No espaço físico do CRC,  receberemos o chamado lixo eletrônico, que será transformado, reutilizado e destinado corretamente, cumprindo com nosso compromisso social", destacou o diretor-geral do campus, Carlos Vinícius Figueiredo.

Para o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, os investimentos possibilitarão um grande avanço para a formação dos estudantes e desenvolvimento local.

"O espaço físico do CRC vai ultrapassar os limites do campus e funcionará como uma conexão com nossa comunidade externa, pois receberemos o chamado lixo eletrônico, que será transformado, reutilizado e destinado corretamente, cumprindo com nosso compromisso social", destacou.

A maior parte dos recursos para a construção foi obtida por meio de emenda parlamentar (R$ 121.733,00), com aditivo de recursos próprios do IFMS (R$ 87.059,73 do Campus Dourados e R$ 85.000,00 da Reitoria).

A concepção e o início das atividades do CRC foram amparados por recurso oriundo de Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que aprovou em 2019 o projeto "Implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores como ferramenta de Inclusão Digital e Desenvolvimento Social”, coordenado pelo professor do IFMS, Evandro Falleiros.

CRC - O Centro de Recondicionamento de Computadores tem como meta inicial o recondicionamento de 1.250 computadores e a formação de 800 estudantes.

O barracão a ser construído abrigará quatro laboratórios, onde serão ofertados cursos nas áreas de Informática Básica, Robótica Livre, Prototipagem 2D e 3D, Impressão 3D, Automação e Microcontroladores, Recondicionamento e Sustentabilidade, e Indústria 4.0.

Desde que foi instalado, o CRC ofertou diversos cursos, como a capacitação profissional em Informática, que teve como público-alvo refugiados haitianos, e também atendeu venezuelanos e estudantes locais, em cursos que abordaram temas como inclusão digital, apresentação dos principais softwares utilizados no mercado da região, introdução à automação de processos por meio do Arduíno, impressão 3D e recondicionamento de computadores.

Segundo o diretor-geral do campus, a oferta de cursos e formações pelo CRC deverá ser ampliada nos próximos meses.

"Além do centro de recondicionamento, teremos um espaço para laboratórios diversos, o que possibilitará a oferta de novos cursos nas áreas de inovação, empreendedorismo, modelagem 3D, aumentando cada vez mais nossa contribuição com o desenvolvimento de Dourados e região", ressaltou Carlos Vinícius.

O barracão amplia a estrutura do Campus Dourados destinada aos cursos do eixo tecnológico Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, neste eixo são ofertados o curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio e o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais.