Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Vai fazer a prova de nivelamento? Confira as instruções

Vai fazer a prova de nivelamento? Confira as instruções

A partir desta quarta-feira, 15, mais de 1,5 mil candidatos irão fazer os testes para ingresso em cursos de Espanhol, Inglês e Libras em sete municípios
por Vinicius Vieira publicado: 15/07/2020 08h33 última modificação: 15/07/2020 08h33

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou instruções para os candidatos que irão fazer os testes de nivelamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras. As provas começam a ser aplicadas nesta quarta-feira, 15.

Os candidatos convocados devem fazer o teste na data indicada no edital de convocação. A prova pode ser feita entre 6h e 23h. Recomenda-se, no entanto, que se inicie até, no máximo, 21h, para que haja tempo hábil de resolver as questões.

Os testes serão aplicados por meio do Moodle do IFMS. A senha para acesso está disponível na Página do Candidato da Central de Seleção, no menu “Minhas Inscrições”, no campo “Opção - Local”.

As provas estão divididas por níveis, básico e intermediário, e por habilidades. Para Inglês e Espanhol serão avaliadas as compreensões escrita e auditiva. Já para Libras, a avaliação é da compreensão visual e gramatical.

Todos os candidatos devem começar a prova pela compreensão auditiva (Inglês e Espanhol) e visual (Libras) do nível básico. Na sequência, deve-se resolver as questões de compreensão escrita (Inglês e Espanhol) e gramatical (Libras).

O candidato que demonstrar ter habilidades suficientes no nível básico será informado pelo sistema e convidado a resolver as questões de nível intermediário.

No nível intermediário, é preciso realizar todas as questões de compreensão auditiva/visual e escrita/gramatical. Ao final da prova, o candidato terá acesso ao total de erros e acertos obtidos. Aquele que não avançar para as provas de nível intermediário também será informado do total de erros e acertos no nível básico.

A partir desses totais, serão definidos a turma e o nível pelos quais o candidato irá concorrer no sorteio eletrônico. Os resultados, com a atribuição da turma e nível para os quais cada inscrito concorre, serão publicados no dia 23 de julho.

A íntegra do edital e todos os documentos e orientações estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Cronograma - A seleção será feita por sorteio eletrônico no dia 28 de julho. Poderão se matricular os candidatos classificados conforme a destinação das vagas entre as comunidades interna e externa, e aprovados no nivelamento.

Em caso de não preenchimento das vagas reservadas a estudante e servidores, elas serão destinadas a candidatos da comunidade externa, conforme classificação do sorteio.

O resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos inscritos, será divulgado no dia 30 de julho. A publicação da primeira chamada está prevista para 3 de agosto.

Os convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula entre os dias 4 a 6 de agosto. Caso ainda haja vagas, uma segunda chamada será publicada no dia 7 de agosto, com possibilidade, ainda, de uma terceira chamada.

A data de início das aulas será divulgada quando o IFMS definir o calendário letivo para o segundo semestre. As atividades presenciais na instituição estão suspensas até 30 de julho

Cursos – Conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional, e ainda contribuem para fomentar o processo de internacionalização do IFMS.

Nesta seleção, foram registradas 1.577 inscrições para as 241 vagas oferecidas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. A relação candidato por vaga foi de 6,54.

Os cursos são ofertados em duas etapas, sendo que cada etapa é composta por três semestres. Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição.

O certificado tem validade nacional e confere o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.