Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Calendários acadêmicos estão disponíveis para consulta

Ensino

Calendários acadêmicos estão disponíveis para consulta

Após finalização do segundo semestre letivo de 2020 em fevereiro, início das aulas está previsto para o mês de março
por Cleyton Lutz publicado: 03/02/2021 17h49 última modificação: 04/02/2021 16h23

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibilizou os calendários acadêmicos referentes ao ano de 2021 para os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Eles podem ser conferidos na Central de Conteúdo do site da instituição. 

Os documentos trazem informações sobre o número de dias letivos em cada mês, feriados, recessos, datas comemorativas, eventos institucionais previstos para o ano e prazos diversos, que deverão ser seguidos por estudantes e professores. 

Nesta quarta-feira, 3, reiniciaram as atividades de ensino relativas ainda ao segundo semestre letivo de 2020, que seguirão até dia 26 de fevereiro. “A ênfase será no término de conteúdos das unidades curriculares, avaliação diagnóstica e recuperações”, explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes. 

Já o planejamento de ensino de 2021 ocorrerá em todas as unidades de 1 a 5 de março, com o início das aulas no dia 8 do mesmo mês. Os discentes também precisam estar atentos para o período de rematrícula dos veteranos, que vai de 1° a 3 de março. O término do primeiro semestre está previsto para 14 de julho.

Já no segundo semestre, as aulas vão de 4 de agosto a 22 de dezembro. 

Covid 19 – No momento, as atividades presenciais em âmbito institucional, incluindo as aulas, seguem suspensas até 28 de fevereiro, sem previsão de retorno. A última decisão foi tomada em dezembro do ano passado, com base em recomendações da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o novo coronavírus. 

Está mantida a possibilidade de que os gestores autorizem a execução de atividades presenciais para atender a necessidades letivas e administrativas que não possam ser executadas remotamente, desde que sejam tomadas as medidas de biossegurança necessárias. Uma nova reunião será realizada ainda na primeira quinzena de fevereiro para analisar a situação de pandemia e orientar a comunidade sobre como deverão ser executadas as atividades.

São exemplos de atividades que precisam ser executadas presencialmente as aulas práticas de laboratório e as atividades de fiscalização de obras e contratos, dentre outras. 

Desde de 18 de março de 2020, os campi do IFMS e a reitoria não realizam atividades presenciais em virtude da pandemia. Saiba mais sobre as ações do Instituto na página IFMS contra o coronavírus.