Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital para visitas técnicas no segundo semestre

Publicado edital para visitas técnicas no segundo semestre

Edital prevê concessão de auxílio financeiro para estudantes que participarem das visitas técnicas. Fomento será de até R$ 61,5 mil
por Osvaldo Sato publicado: 04/08/2022 08h27 última modificação: 04/08/2022 08h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 3, o edital para seleção de propostas de visitas técnicas a serem realizadas neste semestre, com pagamento de auxílio aos estudantes participantes.

A submissão deverá ser feita pelo professor proponente, entre 8 de agosto e 6 de setembro, na Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

O docente deverá anexar os anexos I "Projeto" e II "Pontuação” (em formato .pdf) preenchidos e com o registro de ciência da empresa ou instituição a ser visitada e da Direção Geral do campus.

Projetos - Deverão ser elaborados de acordo com o Regulamento para Realização de Visitas Técnicas no IFMS

As visitas técnicas são atividades externas à instituição com fins pedagógicos, sob a orientação de professores, com o objetivo de propiciar aprendizados complementares à formação integral dos estudantes.

Enquadram-se como visitas técnicas a participação dos estudantes nas seguintes atividades escolares ou acadêmicas, com fins pedagógicos:

• participação, como visitante, em feiras, congressos, seminários, exposições e eventos similares;
  • visitas às instituições públicas e privadas;
  • visitas às empresas e/ou institutos de pesquisa, de serviços e/ou produção;
  • visitas às propriedades rurais ou locais públicos; e
  • participação, como visitante, em atividades culturais e desportivas..

Os critérios para avaliação e classificação dos projetos deverão contemplar os seguintes quesitos, conforme tabela de pontuação do Anexo II:

• previsão da visita técnica no(s) plano(s) de ensino(s);
  • compatibilidade da visita técnica com o conteúdo da(s) unidade(s) curricular(es);
  • unidade(s) curricular(es) dos períodos mais avançados do curso;
  • número de unidade(s) curricular(es) envolvida(s);
  • número de estudantes contemplados; e
  • menor razão entre o valor a ser investido e o número de participantes.

Recursos - O fomento total para a realização da atividade neste semestre é de R$ 61.525, que serão distribuídos entre os dez campi do IFMS proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada unidade.

Os valores dos auxílios destinados aos estudantes variam de R$ 75 a R$ 250, dependendo do município onde será realizada a visita técnica e a necessidade de pernoite.

Cronograma - Entre 8 e 16 de setembro, comissões específicas de cada campus farão a avaliação das propostas.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 19 de setembro, com período de recurso nos dias 20 e 21.

O resultado final será publicado no dia 22 de setembro.