Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgada 2ª chamada para cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2023

Divulgada 2ª chamada para cursos técnicos integrados

Matrícula para convocados e manifestação de interesse na vaga, para aqueles que estão na lista de espera, ocorrem de 23 a 27 de janeiro
por Laura Silveira publicado: 20/01/2023 09h14 última modificação: 20/01/2023 11h09

Está publicado o edital de convocação para matrícula da segunda chamada dos candidatos aprovados no Exame de Seleção 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O ingresso se destina aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados em dez municípios.

Os convocados devem se matricular na semana que vem, entre 23 e 27 de janeiro, pelo Sistema de MatrículasO acesso poderá ser feito com usuário e senha do gov.br ou seguindo as instruções do Edital nº 061.12/2022, no qual consta o passo a passo do procedimento.

Quem não possui acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade.

Documentos básicos necessários para matrícula: *

• histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (quando pertinente);
  • uma foto atual digital 3x4 ou selfie.

* A documentação completa deve ser consultada no Edital 061.12/2022.

Vagas remanescentes – No edital também constam as listas de espera de candidatos de cada curso ofertado, caso existam vagas remanescentes.

Encerrado o período de matrícula e existindo vagas remanescentes, elas serão disponibilizadas aos candidatos da lista de espera do mesmo curso,  respeitando o limite do número de vagas não ocupadas, a classificação do candidato e a reserva de vagas para ações afirmativas (cotas).

Para concorrer às vagas remanescentes, os candidatos em lista de espera precisam realizar a manifestação de interesse na vaga, também no período de 23 a 27 de janeiro, cumprindo os procedimentos de matrícula descritos no edital, incluindo a apresentação dos documentos.

Caso existam vagas remanescentes, mas não haja lista de espera para o curso, elas serão disponibilizadas prioritariamente aos candidatos que constam em lista de espera de outros cursos do mesmo campus. Neste caso, o interessado deverá fazer a manifestação de interesse na vaga nos dias 23 e 24 de janeiro, de forma presencial, na Cerel do campus para o qual se inscreveu, também cumprindo os procedimentos de matrícula.

Ainda, se existirem vagas remanescentes e não haja lista de espera em outro curso do mesmo campus, elas serão disponibilizadas aos demais interessados.

Para isso, é necessário manifestar o interesse nos dias 23 a 27 de janeiro, presencialmente na Cerel do campus onde deseja estudar. A relação de cursos onde há vagas remanescentes e não há lista de espera consta no edital.

O Instituto Federal esclarece que a manifestação de interesse assegura apenas a expectativa de direito à vaga, estando a sua matrícula ou o seu registro acadêmico condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Exame de Seleção 2023  Foram ofertadas 1.670 vagas em 12 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

Todos os editais referentes ao Exame de Seleção 2023 estão publicados na Central de Seleção do IFMS. De acordo com os calendários letivos de 2023, as aulas terão início em 7 de fevereiro.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .