Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Prorrogadas inscrições para cursos de graduação

Prorrogadas inscrições para cursos de graduação

Prazo fica aberto até quinta-feira, 25. Podem participar candidatos que fizeram o Enem 2022 com nota acima de zero na redação
por Laura Silveira publicado: 22/05/2023 16h54 última modificação: 22/05/2023 16h54

Foi prorrogado até a próxima quinta-feira, 25, o prazo de inscrições na seleção para 760 vagas em cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ofertados em oito municípios e com ingresso no 2º semestre.

Podem participar candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente e que participaram da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota acima de zero na prova de redação.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção. As inscrições são gratuitas, assim como os cursos ofertados.

Ao se inscreverem, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por isso, é obrigatório que a inscrição seja realizada com o CPF do próprio candidato, para que a consulta da nota seja possível.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana (120 vagas), Campo Grande (160), Corumbá (80),  Coxim (160), Dourados (40),  Jardim (40), Naviraí (40) e Três Lagoas (120).

Confira todas as regras no edital de abertura do processo seletivo!

Ação afirmativa (cotas)Metade das vagas ofertadas é destinada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição.

Seleção - Será feita, exclusivamente, com base na nota total alcançada pelo candidato na edição de 2022 do Enem.

Considera-se nota total, o resultado da média ponderada das notas das áreas de conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação.

Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados estão dispostos no edital de abertura do processo seletivo.

A divulgação do resultado final da 1ª chamada para solicitação de matrícula está prevista para 2 de junho. A previsão é que as aulas tenham início no dia 24 de julho.

Dúvidas devem ser enviadas para (para isso, deve-se utilizar o mesmo e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS).

Vagas da Graduação no 2º Semestre

Campus Curso Turno Vagas