Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos de pesquisa do ciclo 2019-2020

Aberta seleção de projetos de pesquisa do ciclo 2019-2020

IFMS irá ofertar 218 bolsas a estudantes, além de conceder apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos. Inscrições a partir de 12 de abril.
por Laura Silveira publicado: 09/04/2019 08h17 última modificação: 20/08/2019 11h01

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital nº 028/2019 que abre a seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas para o ciclo 2019-2020 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e de Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre agosto deste ano e julho de 2020, serão ofertadas 218 bolsas a estudantes do ensino médio e da graduação do IFMS, no valor mensal de R$100,00 e R$400,00, respectivamente.

Cada projeto também poderá obter apoio financeiro para o custeio dos insumos que serão utilizados na pesquisa, o que inclui aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, além de instalação, recuperação e manutenção de aparelhos.

São previstas parcelas únicas de R$200,00 para projetos do ensino médio e R$400,00 para os da graduação. Os valores são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Os projetos de pesquisa devem ser propostos de forma a gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Poderá ter ainda a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

Os coordenadores e orientadores devem ser docentes do IFMS e não podem ter pendências com programas geridos pela Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como outras instâncias do IFMS e/ou do CNPq. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado no mínimo há seis meses na Plataforma Lattes.

Demais requisitos para participação estão dispostos no edital.

Cronograma - Os projetos de pesquisa deverão ser submetidos entre os dias 12 e 29 de abril, pelo coordenador da proposta, no Sistema Único de Administração Pública (Suap).

As inscrições validadas serão divulgadas até 14 de maio. Os resultados preliminar e final deverão ser publicados nos dias 12 e 25 de junho, respectivamente.

Os projetos deverão ser executados a partir de agosto deste ano. As datas importantes da seleção constam no cronograma (item 4 do edital), assim como as orientações para submissão das propostas e quesitos a serem avaliados.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento, ligada à Propi, pelo e-mail .

Iniciação Científica - Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas instaladas na área de abrangência dos campi do IFMS.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas para o ciclo 2019-2020

Programa Bolsas IFMS Bolsas CNPq