Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS prevê destinar mais de R$ 40 mil para visitas técnicas neste semestre

IFMS prevê destinar mais de R$ 40 mil para visitas técnicas neste semestre

Foram selecionadas 13 propostas feitas por professores de nove campi. Estudantes que forem participar das atividades irão receber auxílio financeiro.
por Cleyton Lutz publicado: 27/03/2018 09h58 última modificação: 27/03/2018 09h58
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou no último dia 23 o resultado final do edital para seleção de visitas técnicas com o pagamento de auxílio aos estudantes que participarem das atividades. Foram selecionadas 13 propostas que, somadas, irão receber fomento institucional de R$ 43 mil reais.

A lista de visitas técnicas selecionadas está publicada na Central de Seleção.

As atividades, que serão realizadas neste semestre, foram propostas por professores dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Foram aprovadas visitas técnicas para os municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ladário, e para cidades localizadas em outros Estados: Foz do Iguaçu e Maringá (PR) e Holambra (SP).

O valor destinado a cada viagem varia de R$ 750,00 a R$ 6 mil. Os estudantes que forem participar da visita receberão auxílios que variam entre R$ 50,00 e R$ 180,00 por diária, conforme o local de destino e/ou a necessidade de pernoite.

“A visita técnica é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, pois permite estabelecermos a inter-relação entre a teoria e a aplicação dela em diferentes assuntos", destacou a professora de Nova Andradina, Débora Ocon.

Tríplice Fronteira – Uma das visitas técnicas previstas para este semestre é a de estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Nova Andradina à cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

O roteiro inclui a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Templo Budista, o Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Caracterizada por atrativos naturais e pela importância geográfica, uma vez que fica na fronteira com Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu foi escolhida por possibilitar que sejam trabalhados assuntos relacionados a diferentes disciplinas como Artes, Biologia, Geografia, Física, Filosofia, Língua Portuguesa e Sociologia.

Para a professora de Geografia que propôs a atividade, Débora Cristina Ocon, o local permite uma abordagem multidisciplinar de conhecimentos trabalhados em sala de aula.

“É a oportunidade de integrarmos conteúdos de unidades curriculares diversas. A visita técnica é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, pois permite estabelecermos a inter-relação entre a teoria e a aplicação dela em diferentes assuntos. No caso específico de Foz do Iguaçu, trata-se de um local que abriga uma grande variedade de elementos a serem estudados", destacou.

Conhecimento Técnico – As visitas também permitem a ampliação do conhecimento técnico repassado em sala de aula. Por isso, os estudantes do curso técnico integrado em Edificações e do superior em Engenharia Civil do Campus Aquidauana deverão viajar a Campo Grande, neste semestre, para acompanhar a execução de uma obra.

O responsável pela visita, professor Tomaz Leal Leite, destaca que, no canteiro de obras, o aluno poderá observar in loco os diversos processos relacionadas a uma construção, como fundação, estruturas, alvenaria, vedação, instalações hidráulicas e elétricas, segurança no trabalho e cronograma físico e financeiro.

“A formação de um profissional do setor da construção civil – independentemente de sua atuação como planejador, projetista, orçamentista ou executor – está ligada diretamente à presença dele no canteiro de obras, atividade que pode ser exercida por meio da prática profissional propriamente dita, ou então em atividades de estágio e visitas técnicas ao longo dos cursos técnicos ou de graduação”, comentou.

“A formação de um profissional do setor da construção civil está ligada diretamente à presença dele no canteiro de obras, atividade que pode ser exercida em atividades de estágio e visitas técnicas”, comentou Tomaz Leal Leite, professor do Campus Aquidauana.

A atividade busca identificar e demonstrar a relação entre as unidades curriculares dos cursos e as etapas de execução da obra visitada.

"Pretendemos otimizar o entendimento do estudante quanto aos conteúdos apresentados em sala de aula e laboratórios. Assim, podemos unir a teoria e a prática, possibilitando ao discente o contato com profissionais que trabalham diariamente em um canteiro de obras de uma edificação de grandes proporções”, disse Leal Leite.

Fomento Institucional – No total, o IFMS disponibilizou R$ 55 mil para viabilização de visitas técnicas neste edital. O recurso é proveniente do orçamento destinado à Assistência Estudantil.

O montante foi dividido entre os campi de acordo com a quantidade de estudantes matriculados, com base nos dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

O edital foi aberto para participação em feiras, congressos, seminários, exposições, atividades culturais e desportivas, e também para visitas a instituições públicas e privadas, institutos de pesquisa e propriedade rurais.

São consideradas visitas técnicas atividade externas à instituição com fins pedagógicos, sob a orientação de professores, com o objetivo de propiciar aprendizados complementares à formação integral dos estudantes.