Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Ponta Porã conduzem debate sobre política

Estudantes de Ponta Porã conduzem debate sobre política

Atividade de extensão foi realizada no sábado, 28, no Sindicato Rural, e contou com a participação de docentes, empresários e militantes políticos, sindicais e estudantis.
por Cleyton Lutz publicado: 31/10/2017 10h05 última modificação: 31/10/2017 12h02
IFMS
Exibir carrossel de imagens Atividade reuniu estudantes do campus no sábado, 28, pela manhã

Atividade reuniu estudantes do campus no sábado, 28, pela manhã

Estudantes do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conduziram um debate sobre o atual contexto político no Brasil. A atividade de extensão foi realizada no último sábado, 28, no Sindicato Rural do município.

Tendo como tema “Ideias e debates: dialogando sobre política”, a atividade – vinculada à disciplina de Sociologia dos cursos técnicos integrados em Agricultura e Informática – contou com a participação de docentes, empresários, além de militantes políticos, sindicais e estudantis.

Foram abordados temas como relação entre política e poder, democracia, cidadania, direitos civis, humanos, políticos e sociais, além do projeto “Escola sem partido”.

A ideia da atividade surgiu nas aulas da disciplina a partir do debate realizado pelos estudantes sobre política, democracia, cidadania e movimentos sociais. A proposta era que os alunos se envolvessem com o conteúdo de forma autônoma. Divididos em grupos, eles tinham o desafio de abordar os assuntos: contextualização, conceitos e relações com o Brasil.

"Convidamos atores sociais de diferentes perspectivas para dialogar com nossos alunos. Adotamos a dinâmica no estilo ‘roda viva’, com os participantes respondendo às perguntas feitas pelos nossos estudantes”, explicou a professora de Sociologia, Fabricia Viviani.

“A medida que problematizávamos essas questões no contexto nacional, emergiam vários questionamentos sobre a atual crise política brasileira e seus desdobramentos. Percebemos, então, a necessidade de ampliar o debate, compreendendo as várias formas de se pensar tais temáticas”, explicou a professora de Sociologia, Fabricia Viviani.

“A partir disso, convidamos atores sociais de diferentes perspectivas para dialogar com nossos alunos e, assim, evidenciar diversos posicionamentos e análises políticas. Para tanto, adotamos a dinâmica no estilo ‘roda viva’, com os participantes respondendo às perguntas feitas pelos nossos estudantes”, complementou.

A atividade envolveu um público de 80 participantes, entre expectadores e debatedores.

Oportunidade – A iniciativa proporcionou aos estudantes a ampliação de conhecimentos e o aprofundamento do debate sobre o período político que o país passa, atualmente.

“No decorrer das aulas, foi possível observar o quanto a maturidade dos alunos se desenvolveu. Vendo que nós estávamos aptos para uma discussão mais aprofundada, nos foi dada a oportunidade de debater e esclarecer dúvidas com atores políticos, que trouxeram diferentes opiniões e visões sobre os temas tratados”, comentou a estudante Ana Julia Gesser, do 6º semestre do curso técnico em Agricultura.

Ana Gabriela Fernandes, também estudante do 6º semestre do curso técnico em Agricultura, destaca o quanto sua compreensão sobre o assunto mudou. “No início, víamos política como algo isolado, que não envolvia nosso universo. A partir dos debates, percebemos a complexidade do tema e a capacidade de influenciar no nosso dia a dia”.

Os encontros serão realizados semestralmente, sempre com a participação da comunidade.

registrado em: ,