Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 60 projetos são inscritos na Incubadora do IFMS

Tecnoif

Mais de 60 projetos são inscritos na Incubadora do IFMS

Ideias de empresas, produtos e softwares para pré-incubação na Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) são de estudantes de sete campi.
por Osvaldo Sato publicado: 19/04/2018 12h03 última modificação: 19/04/2018 12h48
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 18, a homologação das inscrições na seleção de projetos de negócios para pré-incubação na Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF). A lista dos inscritos está disponível na Central de Seleção.

Foram homologadas 62 inscrições de projetos de estudantes dos campi Aquidauana (4 projetos), Campo Grande (9), Corumbá (3), Jardim (11), Naviraí (10), Nova Andradina (6) e Três Lagoas (19), locais onde a incubadora do IFMS já está em funcionamento.

A coordenadora-geral da TecnoIF, Lilyan Cristaldo, destaca o aumento do número de inscritos e também das unidades da Incubadora implantadas ao longo dos anos. Em 2016, havia apenas uma unidade da TecnoIF em funcionamento, no Campus Nova Andradina, e foram registradas 13 inscrições de projetos de negócios. Em 2017, já eram seis unidades implantadas, com 48 inscritos para pré-incubação.

Estamos muito satisfeitos com o resultado desta nova seleção. Recebemos 62 inscrições, e ainda contamos com mais uma unidade da TecnoIF em atividade neste ano, em Três Lagoas. Os estudantes trazem ideias de empresas de serviços, produtos e de softwares, sendo sistemas diversos e jogos educativos", apontou a coordenadora-geral da TecnoIF, Lilyan Cristaldo.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta nova seleção. Recebemos 62 inscrições, e ainda contamos com mais uma unidade da TecnoIF em atividade neste ano, em Três Lagoas. Os estudantes trazem ideias de empresas de serviços, produtos e de softwares, sendo sistemas diversos e jogos educativos", apontou a coordenadora.

Lilyan também explica outra mudança ocorrida em 2018, em relação aos tipos de projetos aceitos. Até o ano passado, a TecnoIF era uma incubadora mista, ou seja, aceitava apenas empreendimentos de base tecnológica ou tradicional. Agora, é uma incubadora mista e social, o que significa que também proporcionará orientação e capacitação a negócios de impacto social.

“Os negócios sociais são empreendimentos que têm a missão de resolver um problema social, sendo autossustentáveis financeiramente. Por exemplo, um dos projetos inscritos na seleção deste ano é um xadrez adaptado para deficientes visuais, outro visa ao auxílio educacional de crianças com autismo”, finalizou.

Seleção - A partir de agora, os inscritos irão passar por duas fases de seleção. Ainda este mês, serão realizados treinamentos sobre o Sistema de Incubação da TecnoIF, explicando direitos e deveres do participante, e sobre a elaboração de apresentações no formato Pitch.

Na segunda etapa, o estudante proponente deverá apresentar o projeto para a banca multidisciplinar de avaliação, além de gravar um novo vídeo explicativo da proposta. O prazo é até 4 de maio.

Após estas etapas, os projetos serão avaliados nos seguintes critérios: caráter inovador, potencial de impacto socioeconômico, foco no negócio com demanda regional, possibilidade viabilização/implantação, além do perfil empreendedor do candidato.

A previsão é que os resultados provisório e final sejam divulgados nos dias 9 e 11 de maio, respectivamente.

Pré-incubação - Consiste em um conjunto de ações e atividades destinadas aos empreendedores que ainda não possuem empresas constituídas, mas que detectaram um problema, necessidade ou oportunidade no mercado e têm interesse em resolvê-los abrindo seu próprio negócio.

O estudante que tiver o projeto pré-incubado receberá, entre maio e novembro deste ano, suporte técnico, gerencial e capacitação, visando à formação do seu perfil empreendedor e o desenvolvimento do negócio proposto.

Também receberá uma bolsa de fomento ao empreendedorismo inovador de R$ 600,00. O pagamento será parcelado em seis vezes, durante o período de incubação.

Serão concedidas 30 bolsas, divididas entre os sete campi participantes de forma proporcional ao número de estudantes selecionados.

TecnoIF - É um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.

A Incubadora de Empresas do IFMS busca fomentar o empreendedorismo inovador nos estudantes, promovendo o desenvolvimento de projetos ou ideias de negócios em empresas inovadoras. Está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Na seleção de 2017, foram homologadas 48 inscrições na seleção para pré-incubação, tendo 26 projetos certificados pela TecnoIF no final do anosendo 24 bolsistas e dois voluntários.