Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Programa de Bolsas e Auxílios da Extensão

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

O Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex) oferece apoio a ações de extensão fomentadas com recurso institucional ou externo, por meio da concessão de bolsas a estudantes dos cursos técnicos de nível médio ou superior do IFMS.

Aprovado pela Resolução nº 025/2014, de 7 de outubro de 2014, tem como principais objetivos:

• Fomentar ações de extensão no IFMS, respeitando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Proporcionar ao estudante a formação integral por meio da solidariedade e da integração com a comunidade.
  • Despertar nos estudantes a prática extensionista, incentivando talentos potenciais.
  • Proporcionar o conhecimento metodológico das ações de extensão.
  • Desenvolver o espírito crítico, participativo e proativo no estudante.
  • Permitir que o estudante reconheça a abrangência de sua área profissional.
  • Viabilizar a relação transformadora entre o IFMS e a sociedade, no intuito de melhorar as condições de vida das comunidades beneficiadas.

Requisitos

• estar matriculado e frequentando um curso técnico de nível médio ou superior no IFMS;
  • não receber qualquer outra bolsa paga por programas oficiais;
  • estar apto a dedicar as horas semanais necessárias à ação de extensão.

Concessão das bolsas

As bolsas serão concedidas aos estudantes relacionados nos projetos de extensão aprovados por meio de editais publicados na Central de Seleção do IFMS.

Os auxílios financeiros são repassados mensalmente aos beneficiados, sendo que a carga horária mínima deve ser de 8 horas semanais para estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de 20 horas para os acadêmicos do ensino superior.

O estudante deve ter frequência igual ou superior a 75% nas atividades programadas pelo coordenador da ação de extensão, caso contrário perde o direito a receber a bolsa.

Diretoria de Extensão (Direx)
Rozana Carvalho Pereira

Última atualização em 12/05/2021