Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Programa de Iniciação à Docência (Pibid)

O Programa de Iniciação à Docência do IFMS (Pibid) é uma ação institucional que tem por finalidade o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFMS.

São objetivos específicos do Programa:

• contribuir para a articulação entre teoria e prática, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura do IFMS;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem;
  • incentivar a permanência e a conclusão do curso de licenciatura pelos estudantes da instituição; e
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do IFMS, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica.

Público-alvo

Estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Química, do Campus Coxim, e de Licenciatura em Computação, do Campus Jardim.

Cada licenciatura pode desenvolver um ou mais projetos, ou seja, realizar as atividades em uma ou mais escolas.

Estes sub-projetos terão a participação de licenciandos (estudantes-bolsistas e não-bolsistas) e de docentes (professor orientador do IFMS  e professor supervisor, este oriundo da escola onde é realizado o programa).

Bolsas

A seleção de estudantes bolsistas e não-bolsistas é feita por meio de editais publicados na Central de Seleção do IFMS.

A bolsa mensal é no valor de de R$ 700,00. Os recursos financeiros necessários para o pagamento do auxílio serão providos pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio dos recursos destinados à Assistência Estudantil do IFMS.

A quantidade de auxílios disponíveis para cada campus será divulgado semestralmente pela Proen, levando em consideração o número de estudantes de licenciatura do campus.

Coordenação da Licenciatura em Química do Campus Coxim
Geziel Rodrigues de Andrade

Coordenação da Licenciatura em Computação do Campus Jardim
Patrik Olã Bressan
(67) 3209-0206

Pibid Capes

O IFMS também promove ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pidid) da Capes, uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos em parceria com as redes de ensino. As ações são executadas em escolas públicas como forma de oportunizar aos estudantes dos cursos superiores de licenciatura, no horário de contraturno, o primeiro contato com a sala de aula.

Os estudantes bolsistas são orientados à executar atividades que possam auxiliar, contextualizar e incentivar o ensino da disciplina.

Executado no Campus Coxim do IFMS desde 2014, o Pibid tem como principais ações:>

• estudo transdisciplinar e de aprofundamento de conteúdos de química utilizando novas tecnologias;
  • confecção e aplicação de jogos didáticos para o ensino da matéria;
  • aprendizagem de conceitos de ciências por meio de trilhas interpretativas;
  • superação de obstáculos epistemológicos no ensino de Química;
  • modelagem e construção de modelos para o ensino de Química.

Algumas ações são transformadas em pesquisas com os estudantes do ensino básico e, posteriormente, apresentadas em eventos científicos:

2014 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFOP - Ouro Preto/MG;
2015 - Reunião da Sociedade Brasileira de Química na UFGD - Dourados/MS;
2015 - Simpósio Brasileiro de Educação Química - Fortaleza/CE;
2016 - Encontro Nacional de Ensino de Química na UFSC - Florianópolis/SC;
2016 - Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde na UFMS - Campo Grande/MS;
2016 - Encontro Nacional das Licenciaturas na PUCPR - Curitiba/PR;
2017 - IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ) - Uberlândia/MG;
2018 - 58º Congresso Brasileiro de Química - São Luís/MA.

Coordenação do Pibid Capes no IFMS
E-mail: Telefone: (67) 3291-9600