Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)
De natureza consultiva e executiva, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) é subordinado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS.
Há uma coordenação-geral na reitoria e uma coordenação local em cada campus da instituição, que conta ainda com uma equipe interdisciplinar e membros voluntários da comunidade escolar.
As finalidades, competências, composição e atribuições do Napne estão dispostas no Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFMS.
Finalidades
- definir normas de inclusão a serem praticadas no IFMS;
- promover a cultura de convivência e respeito à diferença;
- buscar a superação de obstáculos arquitetônicos e atitudinais;
- garantir a prática da inclusão social na instituição.
Competências
- propor políticas de inclusão;
- prestar atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
- assessorar os dirigentes em questões relativas à inclusão educacional;
- articular setores da instituição nas atividades relativas à inclusão educacional;
- manifestar-se sobre assuntos administrativos e didático-pedagógicos;
- apreciar assuntos concernentes à superação de obstáculos arquitetônicos;
- propor parcerias;
- buscar recursos e propor capacitações para a execução de projetos assistenciais;
- oferecer suporte aos projetos de inclusão;
- promover eventos para as práticas inclusivas voltado para servidores.
Composição
- Coordenador-Geral: indicado pelo pró-reitor de Extensão, coordena as atividades do Napne e lidera os coordenadores locais dos campi e membros da comunidade escolar.
- Coordenadores Locais do Napne: auxiliam o coordenador-geral e respondem pelas ações do Napne nos campi. São indicados pelos diretores-gerais.
- Equipe interdisciplinar: formada, preferencialmente, pelos membros do Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) dos campi e designada pelos diretores-gerais. Atua em parceria com as coordenações geral e dos campi.
- Membros da comunidade escolar: auxiliam voluntariamente nas ações do Napne oferecendo apoio às coordenações geral e dos campi. Podem ser servidores do IFMS e membros da comunidade escolar.
Atribuições
Coordenador-Geral do Napne
- divulgar informações e eventos sobre o programa de inclusão do Núcleo;
- assessorar os dirigentes dos campi quanto à necessidades de adaptações que garantam o acesso e a permanência de pessoas com necessidades educacionais específicas;
- participar do planejamento, da execução e da avaliação das ações do Núcleo;
- buscar junto aos gestores regionais e municipais da educação o desenvolvimento de ações conjuntas para potencializar o desempenho do Napne em políticas de ações afirmativas;
- acompanhar o planejamento e a execução das atividades propostas pelas Coordenações nos campus e equipes interdisciplinares;
- convocar e coordenar as reuniões;
- apresentar relatório semestral das atividades desenvolvidas.
Coordenadores do Napne nos campi
- subsidiar as atividades do Coordenador-Geral;
- sugerir e apresentar demandas ou propostas de ações;
- promover eventos e cursos na área de educação inclusiva;
- fomentar a formação continuada na área de educação especial aos docentes, equipe do Napne e servidores;
- acompanhar e orientar o desenvolvimento das ações nos campi;
- articular ações em parceria com instituições voltadas às pessoas com necessidades educacionais específicas;
- elaborar cronograma anual de reuniões ordinárias e submetê-lo à aprovação;
- convocar membros do Núcleo para as reuniões;
- divulgar nos campus informações e eventos sobre o Programa de Inclusão do Núcleo;
- elaborar e encaminhar ao Coordenador-Geral relatórios semestrais das ações de implementação do Núcleo junto aos campi, em conjunto com a Equipe Interdisciplinar.
Equipe Interdisciplinar
- subsidiar as atividades das coordenações (geral e dos campus);
- sugerir e apresentar demandas ou propostas de ações;
- sensibilizar a comunidade escolar quanto à inclusão;
- elaborar o planejamento anual das atividades do núcleo, em conjunto com o coordenador do Napne;
- promover a formação continuada na área da educação especial para a equipe do Napne e servidores;
- orientar as adaptações curriculares para cada necessidade específica;
- elaborar atividades e projetos para atendimento e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
- prestar atendimento e acompanhar o desempenho de cada estudante junto aos demais setores;
- assessorar os docentes nas atividades didático-pedagógicas;
- elaborar o material didático-pedagógico a ser utilizado em consonância com as necessidades educacionais específicas;
- orientar e assessorar atividades e ações de ensino, pesquisa e extensão na área da educação inclusiva;
- elaborar e encaminhar relatórios das atividades do Núcleo;
- contribuir com o desenvolvimento das atividades definidas pelo Napne.
Membros do Napne
- subsidiar as coordenações (geral e do campus) em suas atividades;
- apresentar demandas, sugestões e propostas que venham a contribuir para elucidar as questões relativas à inclusão;
- participar das reuniões e auxiliar no planejamento, na execução e na avaliação das ações do Núcleo;
- divulgar as atividades do Núcleo à comunidade;
- auxiliar nas demais atividades do Núcleo;
- propor momentos de capacitação para os servidores dos campi;
- apoiar as atividades propostas pelos servidores para atendimento das pessoas com necessidades educacionais específicas;
- auxiliar na elaboração de projetos e eventos que visem à inclusão.