Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Extensão > Política de Extensão

Política de Extensão

A Política de Extensão do IFMS foi aprovada pela Resolução n° 059, de 21 de julho de 2017, do Conselho Superior (Cosup).

O documento reúne o conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, responsabilidades dos gestores, monitoramento, instrumentos de gestão e avaliação adotados para a promoção de atividades voltadas ao atendimento de demandas da comunidade externa.


Extensão no IFMS

Organização interna e dimensões de atuação da Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é responsável por superintender, definir e coordenar a política institucional de extensão, e para isso está organizada internamente em duas grandes áreas: Extensão e Relações Institucionais.

Os eixos prioritários de atuação do IFMS para o desenvolvimento das atividades e ações de extensão são:

Organização internaDimensões de atuação
Diretoria de Extensão
    • Ações Sociais, Culturais e Esportivas;
    • Transferência tecnológica à sociedade por meio de atividades de extensão;
    Diretoria de Relações Institucionais
    • Articulação Interinstitucional: parcerias e cooperações entre o IFMS e outras instituições;
    • Estágio e Emprego;
    • Acompanhamento de Egressos.

    Saiba mais:
    Extensão Tecnológica na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - documento elaborado pelo Fórum de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext) do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), em 2012.

    Atividades de Extensão no IFMS

    São modalidades desenvolvidas por meio de Programa, Projeto, Curso, Evento ou Prestação de Serviços Tecnológicos, definidas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

    Programas


    Conjunto articulado de projetos e outras atividades de extensão de médio e longo prazos, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, integram-se às práticas de ensino e às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo IFMS, nos termos de seus Projetos Pedagógicos de Cursos e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    Características: conjunto de várias atividades de extensão; execução de médio a longo prazo; comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Projetos

    Atividade de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, que pode ou não ser vinculada a um programa.

    Características: objetivos específicos; execução com período definido; comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Cursos de Extensão

    Atividade pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando à disseminação de conhecimentos para a comunidade externa, prioritariamente.

    Características: presencial, semipresencial ou a distância, carga horária de 8h a 179 horas, comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Eventos de Extensão

    Atividade que implica na apresentação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido ou reconhecido pelo IFMS, por meio de exibição ao público externo, prioritariamente.

    Características: exibição pública tendo a comunidade externa como público-alvo majoritário.

    Prestação de Serviços

    Trata-se de atuação, de caráter não rotineiro, desempenhada pelo IFMS em prol de entidades do setor produtivo. Envolve atividades de consultoria, assessoria, laudos técnicos, análises laboratoriais e outras ações específicas que venham a utilizar a infraestrutura física e/ou recursos humanos do Instituto Federal.

    A Prestação de Serviços Tecnológicos será disciplinada em regulamentação própria.

    Ações de Extensão

    São aquelas desempenhadas pela extensão no IFMS, que não se enquadram nas modalidades de Atividades de Extensão definidas pela Rede Federal, organizadas em:

    Articulação Interinstitucional: acordos de cooperação nacional e internacional, como instrumentos de aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa-inovação, extensão e da gestão da instituição.

    Estágio e Emprego: compreendem ações que visem à inserção dos estudantes do IFMS no mundo do trabalho, cujas finalidades são:
    a) possibilitar a ascensão profissional do estudante, por meio da interação entre as potencialidades acadêmicas e a experiência profissional adquirida com a atividade de estágio e/ou emprego;
    b) permitir a avaliação diagnóstica do Instituto frente às demandas e oportunidades de estágio/emprego do setor produtivo.

    Acompanhamento de egressos: ações que visam a acompanhar o itinerário profissional do egresso na perspectiva de identificar cenários no mundo produtivo, bem como promover a oportunidade de aperfeiçoamento de sua qualificação profissional.

    Ações inclusivas e de diversidade: atividades que visam à inclusão social, com vistas à permanência e êxito dos estudantes e à redução da vulnerabilidade social e o fortalecimento de relações etnorraciais e de gênero na Instituição.