Avaliação de Cursos de Graduação
A Avaliação de Cursos de Graduação está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atribui conceitos, de 1 a 5, para cada uma das três dimensões abaixo e seus respectivos indicadores:
- Organização Didático-Pedagógica
- Corpo Docente e Tutorial
- Infraestrutura
A avaliação é realizada a cada três anos por atores externos ao IFMS, indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e serve para o reconhecimento e autorização do curso junto ao Ministério da Educação. Dependendo da finalidade, cada dimensão possui um peso:
Dimensão | Autorização | Reconhecimento |
Organização Didático-Pedagógica | 40 | 30 |
Corpo Docente e Tutorial | 20 | 40 |
Infraestrutura | 40 | 30 |
O Conceito de Curso é obtido pela média aritmética ponderada de cada uma das três dimensões. Os resultados de cada dimensão é calculado a partir da média aritmética simples dos indicadores que a compõem.
O novo instrumento de avaliação para reconhecimento dos cursos de graduação é definido pela Portaria nº 1.382/2017
Conceitos de Cursos do IFMS
Curso | Campus | Conceito de Curso |
Bacharelado em Agronomia | Nova Andradina | 4 |
Ponta Porã | 4 | |
Licenciatura em Química | Coxim | 4 |
Tecnologia em Agronegócio | Ponta Porã | 4 |
Tecnologia em Alimentos | Coxim | 4 |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Corumbá | 4 |
Naviraí | 4 | |
Nova Andradina | 3 | |
Três Lagoas | 4 | |
Tecnologia em Produção de Grãos | Nova Andradina | 4 |
Tecnologia em Sistemas para Internet | Aquidauana | 4 |
Campo Grande | 3 | |
Coxim | 4 | |
Três Lagoas | 4 |
Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica
Fontes de consulta dos avaliadores: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC.
Indicadores:
- Políticas institucionais no âmbito do curso
- Objetivos do curso
- Perfil profissional do egresso
- Estrutura curricular
- Conteúdos curriculares
- Metodologia
- Estágio curricular supervisionado obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem o estágio supervisionado
- Estágio curricular supervisionado – relação com a rede de escolas da educação básica - obrigatório para licenciaturas
- Estágio curricular supervisionado – relação teoria e prática - obrigatório para licenciaturas
- Atividades complementares - obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem atividades complementares
- Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ) - obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem TCC
- Apoio ao discente
- Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa
- Atividades de tutoria - exclusivas para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria - exclusivos para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem
- Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Material didático
- Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
- Número de vagas
- Integração com as redes públicas de ensino - obrigatório para licenciaturas
- Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS) - obrigatório para cursos da área da saúde
- Atividades práticas de ensino para áreas da saúde - obrigatório para cursos da área da saúde
- Atividades práticas de ensino para licenciaturas - obrigatório para licenciaturas
Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial
Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Plano de Desenvolvimento Institucional, Políticas de Formação Docente, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC, documentação comprobatória e Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.
Indicadores:
- Núcleo Docente Estruturante (NDE)
- Equipe multidisciplinar - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Atuação do coordenador
- Regime de trabalho do coordenador de curso
- Corpo docente: titulação
- Regime de trabalho do corpo docente do curso
- Experiência profissional do docente, excluída a experiência no exercício da docência superior
- Experiência no exercício da docência na educação básica - obrigatório para cursos de licenciatura e para curso superior de tecnologia
- Experiência no exercício da docência superior
- Experiência no exercício da docência na educação a distância
- Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
- Atuação do colegiado de curso ou equivalente
- Titulação e formação do corpo de tutores do curso
- Experiência do corpo de tutores em educação a distância - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
- Produção científica, cultural, artística ou tecnológica
Dimensão 3: Infraestrutura
Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC e documentação comprobatória.
Indicadores:
- Espaço de trabalho para docentes em tempo integral
- Espaço de trabalho para o coordenador
- Sala coletiva de professores
- Salas de aula
- Acesso dos alunos a equipamentos de informática
- Bibliografia básica por Unidade Curricular
- Bibliografia complementar por Unidade Curricular
- Laboratórios didáticos de formação básica
- Laboratórios didáticos de formação específica
- Laboratórios de ensino para a área de saúde - obrigatório para os cursos da área de saúde
- Laboratórios de habilidades - obrigatório para os cursos da área de saúde
- Unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados - obrigatório para os cursos da área de saúde
- Biotérios - obrigatório para os cursos da área de saúde
- Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística)
- Núcleo de práticas jurídicas: atividades básicas e arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais - obrigatório para cursos de Direito
- Comitê de Ética em Pesquisa - obrigatório para todos os cursos que contemplem a realização de pesquisa envolvendo seres humanos
- Comitê de Ética na Utilização de Animais - obrigatório para todos os cursos que contemplem a utilização de animais em suas pesquisas
- Ambientes profissionais vinculados ao curso - exclusivo para cursos a distância com previsão de utilização de ambientes profissionais