Pesquisa
As políticas e diretrizes da pesquisa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), sempre articuladas às ações de ensino e extensão.
No IFMS, o estudante tem a oportunidade de conhecer o universo da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica. Por meio da iniciação científica, o jovem amplia o conhecimento e contribui com o desenvolvimento local e regional.
O incentivo ao empreendedorismo inovador é outra frente de atuação do IFMS na área da pesquisa. Uma das ações é a implantação das Incubadoras de Empresas (TecnoIF) nos campi, espaços onde estudantes poderão incubar ideias e projetos de negócio.
A Política de Inovação do IFMS também favorece um ambiente de criação inovadora na busca de soluções tecnológicas, protegidas pelas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Desta forma, a produção intelectual protegida pode ser transferida para o setor produtivo e, consequentemente, para a sociedade.
Verticalizar a pesquisa em diferentes níveis de ensino é outro desafio do IFMS, o que é feito por meio da oferta de cursos de pós-graduação.
Em resumo, as atividades na área da pesquisa no IFMS compreendem:
- fomento à iniciação científica e tecnológica;
- ações de empreendedorismo inovador;
- proteção do conhecimento e transferência de tecnologia;
- oferta de pós-graduação.
Últimas notícias da Pesquisa

IFMS entra em ranking nacional de registro de softwares
Com 19 programas de computador registrados em 2024, instituição aparece, pela primeira vez, em publicação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Matriculados nos mestrados podem concorrer a bolsas
Seleção oferta 25 novas bolsas a estudantes do ProfEPT e ProfNIT, no valor de R$ 2,1 mil por mês. Inscrições de 5 a 9 de junho