Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Vídeos > IFMS Comunica > #22 IFMS Comunica - Mestrado no IFMS, resultados dos JIFs-CO e encontro de Napnes

#22 IFMS Comunica - Mestrado no IFMS, resultados dos JIFs-CO e encontro de Napnes

por Rafael Katayama Tsuge publicado 27/09/2017 10h52, última modificação 08/11/2017 12h44

A edição 22 traz informações sobre o mestrado profissional que será criado no IFMS em 2018 e sobre os resultados dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Centro-Oeste. Também tem informações sobre a reunião dos reitores dos Institutos com parlamentares na Câmara dos Deputados, sobre iniciativas para combater a evasão escolar e sobre o encontro de Napnes, em Aquidauana.

Olá Olá pessoal, estamos começando mais um IFMS Comunica. Boletim de Notícias do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Agora ficou sério. O IFMS está credenciado pelo Comitê Gestor Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica para oferecer mestrado profissional. A previsão é de que a primeira turma seja aberta em 2018 com vagas para servidores e público externo.

E um aviso importante. O Instituto Federal tem vagas abertas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. São nove opções de cursos. Corre na Central de Seleção ou no hot site do Exame de Seleção 2018 para se informar e fazer sua inscrição on line.

E foi tudo muito legal nos jogos dos institutos federais etapa centro oeste. Olha aí cara da gurizada na competição, que reuniu mais de 700 estudantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e de Brasília. A delegação do IFMS conquistou 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. Já o Campus Campo Grande, como sede da competição, alcançou 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 12 de bronze. Parabéns aos vencedores, que em outubro seguem para a etapa nacional, em Minas Gerais.

E o IFMS participou da fase estadual da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento promoveu a busca por novas soluções relacionadas a softwares. Das seis equipes do IFMS, quatro eram do Campus Nova Andradina e duas de Três Lagoas, todos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reforçaram apoio à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante reunião realizada em Brasília. O encontro é parte da 78ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e contou com a presença do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak. A pauta de discussões incluiu a atualização do orçamento em 2017, recursos para 2018 e as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Foi realizado na reitoria o primeiro Encontro da Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito do IFMS. Além de apresentarem as ações desenvolvidas nos campi e trocarem experiências sobre o tema, os participantes refletiram sobre os resultados institucionais. Uma iniciativa de destaque foi a do campus Corumbá, que conseguiu aumentar o número de estudantes que não desistem dos cursos e chegam aos últimos semestres.

E o Campus Aquidauana recebeu o III Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do IFMS. Com o tema "O atendimento às pessoas com deficiência e a garantia do Direito à Educação", o evento contou com representantes dos dez campi. Como parte do encontro, também foi realizada a 2ª Reunião Ordinária dos Napnes.

É isso pessoal, o IFMS Comunica fica por aqui, até a próxima e que entrem as letrinhas dos créditos.