Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Vídeos > IFMS - Formação Profissional e Cidadã

IFMS - Formação Profissional e Cidadã

por Paulo Gomes publicado 21/02/2017 00h00, última modificação 17/05/2017 12h57

Vídeo institucional do IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Transcrição do Vídeo


IFMS - a primeira e única instituição pública federal a oferecer educação profissional e tecnológica de forma gratuita em Mato Grosso do Sul. Criado em 2008, o Instituto integra a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, que atua há mais de 100 anos em todo o país.

Atualmente, a rede possui 644 unidades e mais de um milhão de estudantes espalhados pelo Brasil.  Em Mato Grosso do Sul, o IFMS possui campi em dez cidades.  Cada unidade abrange também os municípios vizinhos, possibilitando oportunidade de acesso à educação pública de qualidade a milhares de pessoas, em todas as regiões do Estado.

Os eixos de atuação do IFMS contemplam as áreas que mais contribuem para o desenvolvimento do Estado: Controle e Processos Industriais.  Informação e Comunicação.  Infraestrutura.  Produção Alimentícia. Recursos Naturais.

O Instituto oferece ainda bacharelado e fomenta a formação de professores com a licenciatura e a pós-graduação. 
Com cerca de 8 mil estudantes matriculados em mais de 50 cursos, a oferta abrange desde a qualificação profissional até a pós-graduação. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio permitem que o estudante se prepare para a universidade e para o mercado de trabalho ao mesmo tempo.

Na modalidade subsequente, o estudante que já concluiu o ensino médio recebe a formação profissional escolhida.

Os cursos superiores de tecnologia, os bacharelados e a licenciatura atendem a demandas locais por formação universitária. E os cursos de qualificação profissional possibilitam a trabalhadores e estudantes capacitação e aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.  O principal diferencial do IFMS é o incentivo a produção de pesquisas científicas para o desenvolvimento das vocações e potenciais dos municípios.

Os estudantes do IFMS já produziram mais de 600 projetos de pesquisa. Além de melhorar a vida nas comunidades dos campi, as pesquisas permitem que eles apresentem suas ideias em feiras de ciências nacionais e internacionais.
Nestes eventos, já são mais de 300 prêmios conquistados. O de maior destaque é o primeiro lugar obtido por um de nossos alunos na Intel/ISEF, a maior feira científica de nível médio do mundo.
 
O IFMS também está articulado aos setores produtivos e sociais de Mato Grosso do Sul. São cerca de 200 convênios com instituições do Estado, que permitem oportunidades de estágios para os alunos e o desenvolvimento de projetos para atender demandas de empresas e órgãos parceiros.

Como parte das ações de integração com a sociedade, promoção da pesquisa e da inovação tecnológica, e incentivo à cultura e ao esporte, o IFMS também promove eventos institucionais anualmente. Semana de Ciência e Tecnologia.
Feiras de Ciência e Tecnologia. Seminário de Iniciação Científica. Semana do Meio Ambiente. Simpósio de Ensino de Ciências. Jogos do IFMS. Festival de Arte Cultura. 

Para garantir a permanência e o êxito dos estudantes nos cursos, o IFMS oferece a Assistência Estudantil. Mais de 6 mil e quinhentos benefícios já foram concedidos desde 2010.

Há oito anos, o IFMS forma profissionais humanistas e inovadores que contribuem para o desenvolvimento social e
econômico do Mato Grosso do Sul. IFMS, uma escola de oportunidades. De inovação, de criatividade, de pesquisa,
de inclusão, com transparência, compromisso social, desenvolvimento regional e atuação em rede.

IFMS, formação profissional e cidadã.

registrado em: