Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Vídeos > Pronunciamento do reitor do IFMS sobre o bloqueio de crédito orçamentário

Pronunciamento do reitor do IFMS sobre o bloqueio de crédito orçamentário

por Rafael Katayama Tsuge publicado 06/05/2019 17h30, última modificação 06/05/2019 16h06

Confira o pronunciamento do reitor Luiz Simão Staszczak sobre o bloqueio de crédito orçamentário anunciado pelo Governo Federal, que afeta todos os institutos e universidades federais do país.

Caros estudantes e servidores do IFMS, estou aqui para reforçar a todos vocês que, mesmo diante do bloqueio de crédito orçamentário imposto pelo Governo Federal, nós continuamos com nossa missão institucional diária de promover a educação de excelência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em Mato Grosso do Sul. no caso do IFMS, foram bloqueados mais de 40% do orçamento discricionário, ou seja, dos recursos que deverão ser utilizados em investimentos e no custeio da instituição neste ano de 2019.

 A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está em alerta. Na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, eu e os demais reitores que fazem parte do Conif estaremos em Brasília para uma reunião com o secretário de educação tecnológica do MEC. Já na sexta-feira, 10 de maio, está confirmada uma agenda com o ministro da educação. nos dois encontros, a pauta será a defesa da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil. 

Juntos, eu e os demais reitores defenderemos que só com a manutenção do orçamento previsto na LOA - a lei orçamentária anual - as instituições conseguirão manter o atendimento aos nossos estudantes. No caso do IFMS, o bloqueio impacta diretamente no custeio, com a manutenção dos contratos vigentes, e também em novos investimentos, o que inclui obras, cobertura de quadras poliesportivas e ampliação do número de salas de aula e de laboratórios. 

Por fim, reitero aqui meu compromisso em lutar com afinco, inclusive em articulação com a bancada federal, para que essa medida seja revertida, caso contrário teremos dificuldades em honrar nossos compromissos até o final do segundo semestre.

 A todos vocês, um forte abraço!

registrado em: