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Transtorno do Espectro Autista

Formação aborda Plano de Atendimento para estudantes com TEA

Atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). Objetivo é capacitar os servidores para identificar necessidades específicas dos estudantes
por Paulo Gomes publicado: 30/09/2025 09h18 última modificação: 30/09/2025 11h14

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Foto: Audiovisual Campus Campo Grande

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na tarde de segunda-feira, 29, no miniauditório do Campus Campo Grande e transmitido pelo Google Meet, a formação “Avaliação e Plano de Atendimento Individualizado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

A atividade, em formato híbrido, foi conduzida pelas técnicas da Secretaria de Estado de Educação (SED), Ariane Ibarra e Renata dos Anjos de Oliveira, do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar ao Educando com Transtorno do Espectro Autista (Ceam/TEA). O encontro teve apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Campus Campo Grande.

“Não se trata de elaborar documentos, mas de repensar práticas, rever prioridades e assumir que a inclusão é condição para a qualidade da educação. Quando a escola se organiza para atender cada estudante conforme suas necessidades, ela cumpre a lei e reafirma seu papel social de combater desigualdades e produzir justiça.”, analisou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, ressalta que o debate sobre inclusão não pode se restringir a procedimentos técnicos ou ao cumprimento de legislações. Para ela, a construção de planos de atendimento individualizado, como o voltado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista, precisa ser compreendida como parte de uma mudança cultural nas instituições de ensino, que exige reflexão crítica e compromisso coletivo.

“Não se trata apenas de elaborar documentos, mas de repensar práticas, rever prioridades e assumir que a inclusão é condição para a qualidade da educação. Quando a escola se organiza para atender cada estudante conforme suas necessidades, ela cumpre a lei mas, principalmente, reafirma seu papel social de combater desigualdades e produzir justiça.”, analisou.

A coordenadora de Inclusão e Diversidade do IFMS, Suliane Kelly, responsável pela capacitação, explica que o objetivo desta capacitação é preparar os servidores do IFMS para identificar as necessidades específicas desses estudantes. “A partir disso, é possível elaborar estratégias pedagógicas e de acompanhamento que favoreçam o processo de aprendizagem e a inclusão escolar”, completa. 

O Plano de Atendimento Individualizado é considerado um instrumento essencial, pois organiza e registra as adaptações necessárias, os recursos pedagógicos e de acessibilidade, além das estratégias de ensino aplicadas de forma personalizada. Ele garante que o estudante seja atendido conforme suas potencialidades e necessidades, em consonância com a legislação vigente sobre educação inclusiva.

Espectro Autista - O IFMS conta atualmente com 82 estudantes com TEA matriculados, distribuídos em todos os campi da instituição, sendo: Aquidauana (5), Campo Grande (37), Coxim (1), Corumbá (4), Dourados (15), Jardim (2), Naviraí (3), Nova Andradina (3), Ponta Porã (1) e Três Lagoas (11).

Todos são acompanhados pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes), que têm como objetivo promover e garantir o acesso, a permanência, a participação e a saída bem-sucedida de estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. 

O núcleo atua como um ponto de apoio, oferecendo suporte pedagógico, recursos de acessibilidade, e articulando ações para a criação de uma cultura inclusiva na instituição